Campo Grande Domingo, 19 de Maio de 2024



Cotidiano Segunda-feira, 04 de Janeiro de 2010, 16:23 - A | A

Segunda-feira, 04 de Janeiro de 2010, 16h:23 - A | A

Moradores próximos a recicladora são desalojados

Marcelo Eduardo e Jefferson Gonçalves - Redação Capital News

Diversas pessoas já começaram a ser desalojadas de suas casas nas proximidades da recicladora de pneus destruída por incêndio na madrugada de sábado, 1º. Os trabalhos de evasão são comandados pela Defesa Civil.

Bombeiros ainda atuam na fábrica ainda nesta segunda, 4, porque os materiais consumidos pelo fogo ainda estão ardentes e exalam muita fumaça tóxica que ameaçam a saúde dos moradores da região.

Um parâmetro de 120º ao redor do estabelecimento foi estabelecido para que a Defesa Civil formulasse ações de persuasão junto aos moradores para que deixem suas casas temporariamente. Conforme o comandante da Defesa Civil da Capital, Sebastião Otávio Rayol, “espera-se que até sexta-feira, as fumaças acabem”.

Clique na imagem para acessar a galeria (07 fotos)

Por conta da fumaça, Defesa Civil pede que moradores deixem suas casas temporariamente; em vermelho, área considerada de risco de intoxicação
Foto: Google Maps

Ainda de acordo com Rayol, numa média de cinco a cada nove casas circunvizinhas ao estabelecimento foram desocupadas. Como a Prefeitura não possui local apropriado para alojar as famílias que tiveram que sair de suas casas, a Defesa pede que a população vá para residências de amigos ou parentes. “Se, até sexta-feira, isso não for resolvido, a empresa é quem deve tratar disso [abrigo], afirma Rayol ao Capital News.

Existe colaboração entre os moradores quanto à não resistência em permanecer nas casas em risco de serem invadidas pela fumaça formada por CO2 e CO (elementos altamente tóxicos e, se inalados demais, podem matar). O grupo de risco, segundo Rayol, é o das crianças entre 0 ano e 14 anos de idade, idosos e pessoas com deficiência.

Clique na imagem para acessar a galeria (07 fotos)

Odete Rodrigues prefere permanecer na residência; ela está em um dos locais considerados de maior incidência da fumaça, segundo Defesa Civil
Foto: Deurico/Capital News

Porém, algumas pessoas preferem não deixar as casas. Odete Rodrigues é uma delas. “O pior, que era o incêndio, já passou. Agora, é só fumaça e eu não me preocupo. Tomo leite para me fortalecer”, disse, ao Capital News. Ela mora com o irmão e dois filhos, em uma casa em frente à recicladora.


Por: Marcelo Eduardo e Jefferson Gonçalves – (www.capitalnews.com.br)

 

 Veja também:

 04/01/2010 - 16:41
  Dono de recicladora e representante de comunidade dizem que empresa e comunidade erraram

 04/01/2010 - 15:12
  Polícia tem dois suspeitos da autoria do incêndio que destruiu recicladora de pneus no Tarumã

 

 02/01/2010 - 11:30
  Proprietário da Eco Pneus rebate afirmações de que local possa ser foco de dengue

 02/01/2010 - 07:24
  Incêndio consome recicladora de pneus no Tarumã

Comente esta notícia

Ricardo Manuel 05/01/2010

Esse cara que colocou fogo tem que ir preso logo, esta horrivel a situação aqui no bairro, e eu não vi nenhum vereador passar por aqui, alias só vem aqui par pedir voto...vou lembrar deste fato na epoca da eleição...cambada de......!

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1

Reportagem Especial LEIA MAIS