Campo Grande Quarta-feira, 22 de Maio de 2024



Interior Terça-feira, 09 de Setembro de 2008, 17:08 - A | A

Terça-feira, 09 de Setembro de 2008, 17h:08 - A | A

Índios terena desocupam pacificamente propriedade do ex-governador Pedrossian

Jefferson Gonçalves - Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Equipes da Polícia Federal, da Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe) e unidades do Corpo de Bombeiros, foram deslocadas no início desta manhã para a Fazenda Petrópolis, propriedade do ex-governador Pedro Pedrossian, para cumprir o mandado de reintegração de posse expedido pela Justiça Federal. A operação foi iniciada às 4 horas da manhã, onde foram utilizados aproximadamente 100 policiais federais, 50 policiais do Cigcoe, duas ambulâncias do Corpo de Bombeiros. As equipes contaram também com o apoio aéreo de um helicóptero cedido pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Por voltas das 7 horas da manhã, os policiais comunicaram o pedido de retirada dos indígenas da propriedade. De início, os índios insistiram em permanecer na fazenda, o que foi impedido pelos policiais. Dessa forma, os índios iniciaram a desocupação da Fazenda Petrópolis. Segundo a Polícia Federal, nove indígenas foram detidos por desobediência.

A fazenda foi invadida no dia 25 de agosto por índios terena da aldeia Cachoeirinha, onde várias famílias se instalaram na sede da propriedade. A propriedade invadida possui 2.900 hectares, e está localizada a sete quilômetros do município de Miranda. Os indígenas reivindicam a demarcação de 1,2 mil hectares de acordo com os estudos iniciados pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Na Fazenda Petrópolis são criadas mais de 3 mil cabeças de gado de corte.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS