Sábado, 18 de Maio de 2024



Política Sexta-feira, 11 de Fevereiro de 2011, 13:10 - A | A

Sexta-feira, 11 de Fevereiro de 2011, 13h:10 - A | A

TRE agenda diplomação de Murilo para dia 23

Eduardo Penedo (www.capitalnews.com.br)

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) agendou a diplomação do prefeito eleito de Dourados Murilo Zauith (DEM) para sexta-feira (23).
Murilo é ex-governador e ex-deputado federal e uma das maiores lideranças do DEM em Mato Grosso do Sul foi eleito com cerca de 50% de votos.

A eleição extemporânea foi marcada pela Justiça Eleitoral após o então prefeito Ari Artuzi e o vice Carlinhos Cantor renunciarem aos cargos.
Artuzi ficou 93 dias preso em virtude da Operação Uragano, da Polícia Federal, realizada em setembro passado. Ele foi denunciado com outras pessoas por suposto envolvimento em prática de corrupção, falsidade ideológica e formação de quadrilha.

Biografia

Nascido em Barretos (SP), Murilo Zauith tem 60 anos, é casado e pai de dois filhos. Chegou a Dourados em 1976, logo depois de se formar em Engenharia Civil, e atuou no ramo até a década de 1990.
A atuação de Zauith na área de educação douradense é destacada, e teve início com a criação de faculdades de Direito e Administração no final dos anos de 1970. Como diretor, conduziu o processo de transformação das faculdades na atual Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados) - hoje com mais de trinta cursos instalados.

Política

Em 1993, iniciou sua carreira política ao assumir a secretaria de Planejamento da prefeitura de Dourados. Elegeu-se deputado estadual em 1994, e foi reeleito no mandato seguinte. Chegou à Câmara Federal em 2002 com mais de 68 mil votos.
Aliou-se a André Puccinelli para encabeçar a chapa vitoriosa ao governo do Estado em 2006. Em 2010, porém, foi preterido na aliança com o governador para dar lugar a Simone Tebet como vice pela reeleição. Restou ao presidente estadual do Democratas concorrer a uma vaga no Senado. Obteve 512 mil votos e ficou em terceiro lugar, atrás dos eleitos Waldemir Moka (PMDB) e Delcídio Amaral (PT).

Homenagens

- 2003: Grau de Grande Oficial Comenda da Ordem dos Guaicurus do Mérito Judiciário do Trabalho do Estado de Mato Grosso do Sul
- 2005: título de Cidadão Sul-Mato-Grossense concedido pela Assembléia Legislativa
- Cidadão Honorário de Aral Moreira, Douradina, Dourados, Inocência, Navirai, Nova Alvorada, Ponta Porã.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS