Campo Grande Sábado, 25 de Maio de 2024


Política Quarta-feira, 03 de Novembro de 2010, 15:48 - A | A

Quarta-feira, 03 de Novembro de 2010, 15h:48 - A | A

Disputa pela prefeitura da Capital já é pauta dos partidos

Chico Junior - Capital News

Mal terminou a campanha eleitoral deste ano e as lideranças dos partidos políticos em Mato Grosso do Sul já se articulam para a próxima disputa: a da prefeitura de Campo Grande em 2012.

Nos últimos dias, vários políticos já demonstraram interesse em concorrer ao pleito municipal, entre eles Dagoberto Nogueira (PDT), Marisa Serrano (PSDB), Pedro Kemp (PT), Paulo Duarte (PT), Gilda Gomes (PT), Pedro Teruel (PT), Carlos Marun (PMDB), Edil Albuquerque (PMDB), Paulo Siufi (PMDB), Simone Tebet (PMDB), Edson Girotto (PR) e Henrique Mandetta (DEM).

O deputado federal, Dagoberto Nogueira afirmou que pretende concorrer à prefeitura com uma dobradinha com PT, que indicaria seu vice. Porém, o PT já tem uma grande lista com nomes que podem representar o partido. Nela figura o nome da mulher do ex-governador Zeca do PT, Gilda Gomes, além dos deputados estaduais, Teruel, Kemp e Duarte. No caso de Teruel, seria a segunda vez que disputaria a prefeitura da Capital, pois em 2008 ele perdeu para Nelsinho Trad (PMDB).

Igual ao Partido dos Trabalhadores, no PMDB há vários políticos que querem o direto de representar o partido na disputa. Declaradamente temos o vice-prefeito da Capital, Edil Albuquerque, o secretário estadual de habitação Carlos Marun e o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Siufi. A vice-governadora eleita, Simone Tebet, também é uma opção do partido.

Secretário forte do governo de André Puccinelli, Edson Girotto, o mais votado deputado federal na última eleição, corre por fora nessa disputa e já foi até citado, juntamente com Marun e Simone, pelo prefeito Nelson Trad como um possível nome para sucedê-lo. Um fator crucial que pode emperrar a candidatura de Girotto tendo o apoio do prefeito e do governo seria ele não pertencer ao partido dos dois. Girotto é do PR e o PMDB não abriria mão de comandar a prefeitura da Capital.

Henrique Mandetta, ex-secretário de Saúde do município e deputado federal eleito também quer entrar na briga, mas as chances dele contar com o apoio do prefeito são poucas, já que é do DEM. Mandetta e Nelsinho são primos.

Motivada pela votação expressiva que José Serra teve em Mato Grosso do Sul, a senadora Marisa Serrano já declarou que quer se candidatar em 2012. Serra venceu Dilma com uma diferença de mais de 100 mil votos. Marisa já tem experiência no executivo municipal. Em 2004, o PSDB formou chapa com o PMDB e ela foi vice na chapa de Nelsinho Trad, permaneceu no governo por dois anos, quando foi candidata ao senado e acabou eleita.

Nomes são vários, agora até 2012, fica na mão dos líderes dos partidos qual o melhor a ser escolhido.


Por Chico Junior - Capital News 

 

 Veja também:

 31/10/2010 - 11:55
  Zeca diz que PT tem nomes fortes para eleição municipal na capital

 31/10/2010 - 11:46
  Nelsinho cita nomes, mas acha cedo discutir sucessão

 26/10/2010 - 07:00
  Marun pode ser uma das opções do PMDB para a prefeitura da Capital

 21/10/2010 - 16:12
  Dagoberto confirma que irá disputar prefeitura de Campo Grande em 2012

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS