Campo Grande Segunda-feira, 24 de Junho de 2024




ENTREVISTA Sábado, 25 de Maio de 2024, 09:57 - A | A

Sábado, 25 de Maio de 2024, 09h:57 - A | A

Entrevista

Sobe e desce nas temperaturas: como cuidar da saúde?

Especialista dá dicas de como amenizar os sintomas neste período

Renata Santos Portela
Especial para o Capital News

Acervo Pessoal

Sobe e desce nas temperaturas: como cuidar da saúde?

Dra. Amanda Almirão

Duvido que você não tenha visto alguém ao seu lado espirrando, tossindo ou com dores de garganta. É, esses sintomas estão cada vez comum, não é mesmo? Afinal, é um friozinho aqui, seguido de um solzinho ali. Depois fica aquele eterno “tira o casaco, bota casaco”, reflexo de um tempo que vira repentinamente, quase como uma mudança de humor que vai se intensificando ao longo do dia.

É, nessas horas não tem saúde que resista, não acha? Essas alterações no clima acabam contribuindo para o aumento da incidência de doenças respiratórias e alérgicas, mas agora você deve estar aí se perguntando, como fazer para combater os resfriados e todas as “ites” que costumam manifestar-se nesse período?
O Capital News conversou com a pneumologista Amanda Almirão Alves. Com experiência em asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, tabagismo, e tuberculose e infecções respiratórias, ela vai nos dizer o que fazer para evitar ou minimizar os sintomas com esse sobe e desce de temperatura.

Deurico/Capital News

Foto ilustrativa de pedestres no centro, clima, frio

Além da lavar bem as mãos devemos fazer a etiqueta respiratória que é cobrir o rosto ao espirrar ou tossir

1. Capital News: As temperaturas não têm estado muito estáveis, e as pessoas estão sentindo na pele as mudanças bruscas no termômetro. A pergunta que não quer calar é: Por que quando o tempo muda eu fico resfriado?

Dra. Amanda Almirão: Em geral quando há mudança de temperatura de quente para frio as pessoas tendem a se aglomerar mais e a ficar em locais mais fechados, dessa forma, basta uma pessoa com vírus respiratório no local para propagar a doença aos demais. Além disso, tempos secos ressecam a mucosa do nariz quebrando a proteção natural contra infecção por vírus e bactérias.

2. Capital News: Quais são as doenças causadas pelas mudanças climáticas?

Dra. Amanda Almirão: Resfriado, gripe, sinusite, exacerbação de doenças preexistentes como asma, DPOC, pressão alta e também pode haver casos de infarto cardíaco e AVC.

3. Capital News: Quais são as pessoas que estão mais propensas a ficarem doentes por causa da mudança de clima?

Dra. Amanda Almirão: Os grupos de risco são as crianças pequenas, os idosos e aqueles que já possuem doenças respiratórias ou cardiológicas prévias bem como aqueles que tem imunidade mais baixa.

4. Capital News: Sabemos que higiene é fundamental para prevenir doenças, além disso o que mais podemos citar?

Além da lavar bem as mãos devemos realizar a etiqueta respiratória que é cobrir a boca ao tossir

Dra. Amanda Almirão: Além da lavar bem as mãos devemos realizar a etiqueta respiratória que é cobrir a boca ao tossir, usar máscara em locais públicos quanto estiver gripado e fazer uso das vacinas respiratórias para prevenção de formas graves de doenças pulmonares, vacinas contra pneumonia, influenza e COVID.

5. Capital News: Como devemos manter o ambiente para evitar doenças?

Dra. Amanda Almirão: Manter ambiente arejado e com boa cobertura solar, usar toalhas molhadas ao lado da cama ou bacia com água para umidificar o ambiente também ajuda.

6. Capital News: Como manter a imunidade em dia?

Dra. Amanda Almirão: Não tem segredo para uma boa imunidade: dormir bem, exercitar-se e fazer atividade física. Quem tem doenças preexistentes deve estar acompanhando com médico para deixá-las sob controle.

7. Capital News: Alimentação é aliada?

Dra. Amanda Almirão: A alimentação é uma super aliada. É nosso multivitamínico natural.

8. Capital News: E atividade física tem uma que é mais indicada nessa época do ano?

Dra. Amanda Almirão: Nessa época do ano todas as atividades físicas são aliadas aqueles que querem manter a saúde em dia. Caso seja um dia de muita seca ou calor evite exposição ao sol e exercícios ao ar livre nessas situações.

9. Capital News: Automedicação, muita gente costuma tomar antitérmicos e antialérgicos por conta própria, quais os riscos a saúde?

Dra. Amanda Almirão: A automedicação pode ser um problema, a sugestão é sempre procurar um médico para saber qual melhor remédio para sua situação de saúde.

10. Capital News: Qual mensagem a senhora deixa aos leitores do Capital News:

Dra. Amanda Almirão: A sua saúde é seu bem mais precioso, por isso cuide muito bem dela e não deixe de visitar seu médico pelo menos duas vezes ao ano para exames de saúde regulares, mesmo que você esteja sem nenhum sintoma. Além disso, mantenha suas vacinas em dia.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS