Campo Grande 00:00:00 Domingo, 28 de Setembro de 2025


Política Segunda-feira, 23 de Novembro de 2009, 07:00 - A | A

Segunda-feira, 23 de Novembro de 2009, 07h:00 - A | A

Líderes petistas anunciam \"surpresa\" que provocaria \"revolução\" no PMDB-MS

Marcelo Eduardo - (www.capitalnews.com.br)

O ex-governador José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, e líderes da legenda anunciaram uma “surpresa boa” para eles e “má” para os adversários “do lado de lá [PMDB]”. A afirmação de que um nome de “grande importância para Mato Grosso do Sul” ligado ao atual governo revelaria que está descontente com a administração de André Puccinelli e que Zeca teria atuado melhor no cargo.

“Vai ser uma grande surpresa. Acrescenta muito a nós e será uma revolução do lado de lá”, enfatizou Zeca, com tom de mistério na fala. O anúncio foi durante o PED (Processo de Eleições Diretas), realizado neste domingo, 22 de novembro, na Câmara Municipal de Campo Grande.

As especulações em começaram no dia 14 de novembro, em evento do DEM, no mesmo local, onde o vice-governador Murilo Zauith afirmara saber de um “motim” dentro do PT. “Eu já tinha falado sobre fatos importantes que iriam acontecer no PDT [sem detalhar]. E, de fato, aconteceram. Agora, teremos no dia 22 as eleições do PT. Depois disso, vão todos ficar mais à vontade para tratar as coisas, para falar”, dissera na ocasião.

O próprio André foi na onda, e usou de metáforas para cutucar os adversários históricos: “Eles [petistas que o antecederam na gestão estadual] falavam que nós não cuidávamos do social, mas foi essa administração (do PMDB, do PSDB e do DEM) que transformou em lei (...). Os grilhões, são cortados, quando o povo insurge. Assim, como em 13 de maio de 1888, quando da abolição da escravidão, o motim está próximo.”

Desta vez, os petistas deram o troco. Com mesmo entusiasmo e ironia utilizada pelos peemedebistas e democratas, foram à forra. “Vocês vão só ver”, disse o senador Delcídio do Amaral, aos jornalistas.

A tal surpresa, ou seja, o político ligado ao “outro lado [PMDB e/ou André]” entrou em contato com Zeca por intermédio de seu “interlocutor”, segundo o deputado Paulo Duarte.

Duarte – que confirmou, ainda na semana passada, saber da existência de pessoas dentro do PT que estariam trabalhando para gerar conflito interno para que Zeca não saísse candidato – contou a história, mas sem detalhes sobre o nome: “Estávamos ontem [sábado, 21] pela manhã em Corumbá: eu, Zeca, Delcídio, Vander e Dagoberto. Esta pessoa, através de seu interlocutor, ligou para gente, de forma espontânea, dizendo que queria falar que o governo de Zeca foi melhor do que o do André.”

Nesta segunda-feira, 23, os petistas concedem entrevista coletiva às 10h em seu diretório estadual, na Capital. Dentre os assuntos a serem tratados, estaria a revelação da surpresa que Zeca tratou novamente, assim: “Revoluciona do outro lado e muda a nosso favor, certamente.”

Dentre as possibilidades levantadas, porém logo descartadas pelos petistas, foram falas da senadora Marina Silva (PV) – em Campo Grande nesta segunda –, do ex-governador Pedro Pedrossian (PTB) e do senador Valter Pereira (PMDB).

No Twitter, o deputado estadual Pedro Kemp escreveu: "Segunda-feira Zeca vai receber apoio de uma liderança política que vai surpreender muita gente. Até no PT. Vamos aguardar."

Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)

 Veja também:

   Lúdio está descontente com o governo de André, diz Zeca

 

   Petistas identificam "motim" que tenta atrapalhar eleição na legenda em Mato Grosso do Sul

    "Não vou amarelar para André em 2010", diz Zeca

   Murilo Zauith e André Puccinelli afirmam saber de "motim" nas eleições internas do PT-MS

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS