Campo Grande 00:00:00 Sábado, 20 de Setembro de 2025


Saúde Terça-feira, 14 de Julho de 2009, 08:23 - A | A

Terça-feira, 14 de Julho de 2009, 08h:23 - A | A

MS capacita profissionais em transplantes de órgãos

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O Ministério da Saúde e o Hospital Sírio-Libanês fecharam parceria que possibilitará o desenvolvimento dos Centros de Transplantes de Órgãos em 16 estados do Brasil onde o número deste tipo de cirurgias ainda é baixa. O curso da Rede Nacional de Transplantes (RENTRANS) capacitará cerca de 40 profissionais de saúde até o próximo ano em temas que vão desde a captação de órgãos, passando pela distribuição, até a realização efetiva dos procedimentos. Com a iniciativa, o governo contribuirá para facilitar o acesso de pacientes aos transplantes em áreas onde essa cobertura ainda é frágil, o que reforça a assistência nos níveis mais altos de complexidade. A abertura do curso foi realizada nesta segunda-feira (13), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Nessa primeira turma, sete médicos de seis estados farão o estágio presencial em São Paulo num período que vai de dois meses a um ano, no Hospital do Rim, na Central de Transplantes da Secretaria Estadual de Saúde, na Organização de Procura de Órgãos (OPO) da Santa Casa de São Paulo e no próprio Hospital Sírio-Libanês, dependendo da modalidade de treinamento. Quando retornarem aos seus estados, eles atuarão numa área cujos serviços de saúde atendem cerca de 60 milhões de pessoas. O investimento no curso será de R$ 3,5 milhões até o próximo ano.

PARCERIA – A capacitação é uma das 19 iniciativas de Filantropia do Hospital Sírio-Libanês implementadas em parceria com o Ministério da Saúde para promover o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O investimento previsto nesses programas é de R$ 115 milhões em três anos para difundir entre os agentes públicos o conhecimento acumulado pelo HSL.

O HSL inaugurou sua UTI em 1971 e, a partir desse serviço, passou a constituir uma rede de cuidados aos pacientes críticos. Pioneiro na incorporação de tecnologias no campo de assistência, o HSL investiu em educação e criou, em 2003, o Instituto de Ensino e Pesquisa, considerado um centro de excelência tanto na formação de acadêmicos quanto na produção de conhecimentos.

Outras informações:
Hospital Sírio-Libanês : Tel: (11) 3155.1090 / 3155.1180

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS