Campo Grande 00:00:00 Sábado, 20 de Setembro de 2025


Saúde Quarta-feira, 22 de Julho de 2009, 16:11 - A | A

Quarta-feira, 22 de Julho de 2009, 16h:11 - A | A

Garoto que trata de cardiopatia na Santa Casa já não apresenta sintomas da gripe suína, mas ficará isolado

Marcelo Eduardo e Reginaldo Rizzo - Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O garoto que contraiu o vírus influenza A H1N1 (da gripe suína) está internado na Santa Casa da Capital para tratamento de uma cardiopatia (problema no coração). O menino de 9 anos (e não 8 como informado antes pelo hospital) mora em Ponta Porã (fronteira com o Paraguai) e veio à Capital ontem, 21 de julho, para cuidar do antigo problema de saúde, segundo informou, em entrevista coletiva concedida na tarde de hoje, a médica infectologista responsável pelo Núcleo de Vigilância Biológica da Santa Casa, Haydee Marina do Valle Pereira.

A confirmação da gripe foi feita no Paraguai, onde o menino foi atendido. “Ele foi tratado com o medicamento Tamiflu, por cinco dias, que é de prioridade para menores de dois anos, idosos, gestantes” e quem já possui problemas que afetem o sistema imunológico, explica a infectologista.

Por 14 dias, o garoto permanecerá isolado. A mãe dele deve ficar também por sete dias, conforme a médica Haydee. Eles não têm sintomas, mas a medida é por conta da segurança.

No Paraguai, país onde seis pessoas já morreram desde o surgimento da nova doença. No Brasil, somente em Mato Grosso do Sul, quatro casos já foram confirmados, todos já curados.

Conforme informações repassadas à imprensa internacional pelas autoridades paraguaias, são 150 casos confirmados no país vizinho, e outros 1.300 suspeitos.

Por lá, o presidente Fernando Lugo, ordenou a extensão das férias da gurizada nas escolas por pelo menos mais uma semana, para evitar aglomerações de pessoas, que aumenta muito as chances de contágio.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS