O garoto que contraiu o vírus influenza A H1N1 (da gripe suína) está internado na Santa Casa da Capital para tratamento de uma cardiopatia (problema no coração). O menino de 9 anos (e não 8 como informado antes pelo hospital) mora em Ponta Porã (fronteira com o Paraguai) e veio à Capital ontem, 21 de julho, para cuidar do antigo problema de saúde, segundo informou, em entrevista coletiva concedida na tarde de hoje, a médica infectologista responsável pelo Núcleo de Vigilância Biológica da Santa Casa, Haydee Marina do Valle Pereira.
A confirmação da gripe foi feita no Paraguai, onde o menino foi atendido. “Ele foi tratado com o medicamento Tamiflu, por cinco dias, que é de prioridade para menores de dois anos, idosos, gestantes” e quem já possui problemas que afetem o sistema imunológico, explica a infectologista.
Por 14 dias, o garoto permanecerá isolado. A mãe dele deve ficar também por sete dias, conforme a médica Haydee. Eles não têm sintomas, mas a medida é por conta da segurança.
No Paraguai, país onde seis pessoas já morreram desde o surgimento da nova doença. No Brasil, somente em Mato Grosso do Sul, quatro casos já foram confirmados, todos já curados.
Conforme informações repassadas à imprensa internacional pelas autoridades paraguaias, são 150 casos confirmados no país vizinho, e outros 1.300 suspeitos.
Por lá, o presidente Fernando Lugo, ordenou a extensão das férias da gurizada nas escolas por pelo menos mais uma semana, para evitar aglomerações de pessoas, que aumenta muito as chances de contágio.