A Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa ouve hoje (30) o diretor geral do Hospital Universitário de Dourados, Edson Desiderio Fernandes, e a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul, Amarilis Pereira Amaral Scudellari. A oitiva vai acontecer a partir das 14 horas, na Assembleia Legislativa, em Campo Grande.
Segundo o deputado estadual, Amarildo Cruz, presidente da CPI da Saúde em MS, há muitas reclamações de falta de atendimento no Hospital Universitário de Dourados, entre outros problemas. “Vamos ouvir o responsável pela unidade para que nos forneça um panorama do funcionamento do hospital, que está localizado em uma das cidades mais importantes do interior do Estado e que hoje tem problemas na saúde”, esclareceu.
Já em relação Amarilis Pereira Amaral Scudellari, os integrantes da CPI decidiram pela sua convocação porque ela representa uma categoria de profissionais muito importantes para o funcionamento das unidades de saúde. “Queremos saber quais são as dificuldades constatadas pelos enfermeiros no dia-a-dia de trabalho e quais são suas sugestões para ajudar a melhorar a saúde em Mato Grosso do Sul”, finalizou.
CPI da Saúde em MS
A CPI da Saúde em MS foi criada no dia 23 de maio deste ano. Os parlamentares querem saber como estão sendo feitos os repasses dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) para unidades hospitalares de Campo Grande, Corumbá, Paranaíba, Dourados, Três Lagoas, Jardim, Coxim, Aquidauana, Nova Andradina, Ponta Porã e Naviraí. A investigação apura os repasses e convênios feitos nesses municípios nos últimos cinco anos.
A Comissão Parlamentar de Inquérito tem 120 dias para apurar as possíveis irregularidades, podendo ser prorrogada por mais dois meses.