Campo Grande Sábado, 04 de Maio de 2024


Saúde Sábado, 01 de Dezembro de 2007, 10:32 - A | A

Sábado, 01 de Dezembro de 2007, 10h:32 - A | A

Campanha contra Aids troca alimento por camiseta

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O Dia Mundial contra a Aids mobiliza os setores de Saúde e Educação. A campanha vai orientar a população no centro de Dourados e também arrecadar donativos para pacientes cadastrados junto ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço Ambulatorial Especializado (SAE).

Três quilos de alimentos não perecíveis dão direito a uma camiseta da campanha. Segundo a coordenadora do Programa DST/Aids, Vanda Assad, os produtos serão utilizados para compor pelo menos 200 cestas básicas para os pacientes. O slogan da campanha 2007 é: “Sem Camisinha, Sinal Fechado. Com Camisinha, Trânsito Livre”.

A Secretaria também lança oficialmente hoje o jornal “Mais Saúde”. Os dois mil exemplares gratuitos estão sendo distribuídos na Praça Antônio João. A primeira edição traz estudo do Ministério da Saúde sobre os avanços da doença no país, depoimentos de pacientes, orientações, prevenção, estatística e informações sobre a rede de atendimento em Dourados que este ano já distribuiu 271.187 preservativos.

Várias instituições estão engajadas na campanha. A Polícia Rodoviária Federal em Dourados parou caminhoneiros esta semana, na região do Posto da Base, para entregar panfletos e alertar sobre o crime de violência sexual a menores que muitas vezes ficam nas estradas e estabelecimentos ás margens das rodovias, em busca de programas.

De acordo com Vanda Assad, o programa municipal registra este ano 51 novos casos de Aids. A maioria dos pacientes é jovem. São 31 homens e 20 mulheres. No total, Dourados registra 810 soropositivos sendo que 562 estão em tratamento com equipe multiprofissional. Ainda em Dourados, 258 pacientes fazem uso de antiretrovirais; oito crianças e seis gestantes outros tipos de medicamentos.

Com a queda no número de mortes detonadas por doenças oportunistas, por conta do enfraquecimento do sistema imune (Sindrome de Imunodeficiência Adquirida), a população relaxou quanto à medidas de prevenção, o que vem contribuindo para elevar o número de casos de pessoas infectadas com o vírus da Aids (HIV) e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS