O senador Valter Pereira (PMDB-MS), eleito por unanimidade para a presidência da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), falou ao Jornal do Senado sobre o impacto da crise no agronegócio e o que pode ser feito pela Casa para ajudar.
A crise realmente chegou ao agronegócio?
A crise chegou a todos os setores da economia, mas pode ser muito mais danosa ao agronegócio pela sua importância para a economia do país e pela falta de crédito.
O produtor precisa respirar, ter fôlego até a comercialização. Ele precisa esperar o melhor momento, mas, enquanto isso, tem que se manter. Descapitalizado, ele corre o risco de ser obrigado a vender no momento de preços muito baixos, em que só o atravessador ganha, o que vai prejudicar as próximas safras.
A política de crédito atual não atende essa demanda?
Precisamos acabar com a morosidade. A demora na chegada do crédito até o produtor compromete a safra. As medidas têm que ser mais rápidas, do contrário o produtor pode não usar ou fazer uso de alto risco do crédito, em que ele planta fora de hora, arriscando a perder a safra com a mudança do clima.
O que estará na agenda da CRA neste semestre?
Vamos debater bastante, fazer audiências públicas, chamar a atenção principalmente para o problema do alto preço dos insumos e dos combustíveis. É impressionante como o preço do petróleo despenca lá fora, mas o nosso custo de produção, que depende do petróleo que temos em abundância aqui, não baixa. O governo precisa abrir mão de alguma coisa.
Na sua visão, como o Senado pode ajudar?
A comissão precisa e vai ser o confessionário do produtor. Vamos ecoar a voz do produtor de maneira que ele se faça ouvido.
(Fonte: Agênica Senado)
.