Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 15 de Maio de 2025


Rural Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2009, 11:23 - A | A

Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2009, 11h:23 - A | A

Técnicos do Cone-Sul estão vistoriando a ZAV em MS

Lucia Morel, com assessoria - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Integrantes do Comitê Veterinário Permanente do Cone Sul (CVP) estão desde ontem realizando visitas nas propriedades da Zona de Alta Vigilância (ZAV) na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e posteriormente com a Bolívia.

Os integrantes do CVP são técnicos em defesa sanitária animal da Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e também do Brasil que avaliam se as propriedades estão atendendo ao sistema vigente de missões técnicas de avaliação recomendadas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Para o Superintendente da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Mato Grosso do Sul (SFA/MS), Orlando Baez, a missão sairá satisfeita da visita, pois o Ministério da Agricultura e Pecuária e a Agência de Sanidade Animal (Iagro) cumpriram as exigências propostas no relatório do Comitê em 2007.

“Realizamos as ações corretivas recomendadas sobre vacinação, identificação dos animais (‘brincagem’); cadastro de estabelecimentos; vigilância sanitária; controle de trânsito de animais, objetivando a cooperação e a harmonização das ações sanitárias realizadas pelos serviços oficiais dos países envolvidos. Cumprimos a nossa missão”, relata o superintendente.

De acordo com o Chefe do Serviço de Sanidade Animal da SFA/MS, Elvio Pattat Cazola, designado pelo Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura a integrar a missão técnica, o roteiro de avaliações inclui visitas aos escritórios da Iagro, Senacsa (Paraguai), Senasag (Bolívia), além de propriedades rurais que estão na Zona de Alta Vigilância desses países, com a finalidade de fazer o levantamento do controle de sanidade animal nessas fronteiras.

De 12 a 20 deste mês, a missão vai percorrer as áreas de fronteira com o Paraguai e Bolívia a fim de verificar se as decisões estabelecidas em reunião do comitê no ano passado foram cumpridas.

O relatório final de avaliação das ações sanitárias desenvolvidas no estado deverá ser elaborado no próximo dia 20, quando terminam os trabalhos da missão que está no Brasil desde a última quarta-feira.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS