Integrantes do Comitê Veterinário Permanente do Cone Sul (CVP) estão desde ontem realizando visitas nas propriedades da Zona de Alta Vigilância (ZAV) na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e posteriormente com a Bolívia.
Os integrantes do CVP são técnicos em defesa sanitária animal da Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e também do Brasil que avaliam se as propriedades estão atendendo ao sistema vigente de missões técnicas de avaliação recomendadas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
Para o Superintendente da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Mato Grosso do Sul (SFA/MS), Orlando Baez, a missão sairá satisfeita da visita, pois o Ministério da Agricultura e Pecuária e a Agência de Sanidade Animal (Iagro) cumpriram as exigências propostas no relatório do Comitê em 2007.
“Realizamos as ações corretivas recomendadas sobre vacinação, identificação dos animais (‘brincagem’); cadastro de estabelecimentos; vigilância sanitária; controle de trânsito de animais, objetivando a cooperação e a harmonização das ações sanitárias realizadas pelos serviços oficiais dos países envolvidos. Cumprimos a nossa missão”, relata o superintendente.
De acordo com o Chefe do Serviço de Sanidade Animal da SFA/MS, Elvio Pattat Cazola, designado pelo Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura a integrar a missão técnica, o roteiro de avaliações inclui visitas aos escritórios da Iagro, Senacsa (Paraguai), Senasag (Bolívia), além de propriedades rurais que estão na Zona de Alta Vigilância desses países, com a finalidade de fazer o levantamento do controle de sanidade animal nessas fronteiras.
De 12 a 20 deste mês, a missão vai percorrer as áreas de fronteira com o Paraguai e Bolívia a fim de verificar se as decisões estabelecidas em reunião do comitê no ano passado foram cumpridas.
O relatório final de avaliação das ações sanitárias desenvolvidas no estado deverá ser elaborado no próximo dia 20, quando terminam os trabalhos da missão que está no Brasil desde a última quarta-feira.