O Programa Agrojovem desenvolvido pela Associação de Jovens Empreendedores e Empresários de Mato Grosso do Sul (AJE/MS) foi lançado nessa segunda-feira (7), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Sistema Famasul).
A primeira ação do Agrojovem será um Workshop Sul-mato-grossense de Empreendedorismo Rural, no dia 25, às 7h30, durante a Expogrande, no Parque de Exposições Laucídio Coelho. A intenção é reunir acadêmicos da área de agrárias, administração, economia e contabilidade.
O evento contará com a participação de especialistas no cenário nacional, como o administrador e produtor rural, Daniel Wolf, que ministrará a palestra 'Duas Gerações (pai e filho) - Sucessão Hereditária X Sucessão Gerencial, e do zootecnista e professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Vinícius Catarelli, que abordará o desenvolvimento de competências para o empreendedorismo.
Segunda a diretora da Aje, Roberta Maia, o objetivo do Agrojovem é atrair, para o segmento, possíveis jovens empreendedores, além de atividades que tragam desenvolvimentos aos profissionais ligados direta ou indiretamente ao agronegócio.
"A falta do acesso às informações específicas e voltadas ao público jovem é um dos principais entraves do setor. O programa vem sanar esta dificuldade", declarou.
O presidente do sistema Famasul, Eduardo Riedel, destacou o interesse da instituição no setor jovem. "Confiamos muito na nova geração, que já atua e está chegando com mais força para atuar no agro. O agronegócio tem o perfil cada vez mais empresarial e, por isso, depende de gestão. Aí está a importância de apoiar iniciativas empreendedoras para o setor", ressaltou.