O Sindicato Rural de Campo Grande (SRCG) promove na segunda-feira (2), palestra técnica sobre conservação de água. Na ocasião, será apresentado o projeto "Conservador de Águas de Extrema - Minas Gerais". No município mineiro, agricultores recebem mensalmente recurso da prefeitura para preservar nascentes e recuperar matas das propriedades.
O projeto é desenvolvido em parceria da Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais. Ao todo, 40 produtores recebem o incentivo. O objetivo é, ao invés de multar, incentivar a preservação ambiental e a gestão sustentável das propriedades. Os detalhes serão apresentados pelo pesquisador Fernando Veiga, da Organização Não-Governamental The Nature Conservancy e Antônio Félix Domingues, coordenador geral das assessorias da Agência Nacional de Águas (ANA).
O projeto "Conservador de Águas de Extrema - Minas Gerais" prevê a substituição do atual modelo da agricultura e pecuária, focado na derrubada de florestas e degradação do solo. Entre as metas estão: a adoção de práticas conservacionistas de solo e estradas vicinais; abatimento de erosão; implantação de sistemas de saneamento ambiental; tratamento de esgoto; coleta de lixo; implantação e manutenção de áreas de preservação permanente, bem como averbação em cartório da reserva legal em áreas contínuas.
Por meio dos trabalhos, os gestores do projeto visam o aumento da cobertura vegetal integrada; melhoria nos indicadores sociais, melhoria na produtividade agrícola, redução da poluição decorrente de processos erosivos e garantia de incentivos aos produtores rurais assistidos.
Serviço - A palestra sobre o projeto "Conservador de Águas de Extrema - Minas Gerais" é gratuita. O evento está marcado para 19h30, na sede do Sindicato Rural de Campo Grande, localizado na Rua Raul Pires Barbosa, nº 116. Mais informações pelo telefone (67) 33412151.