Campo Grande Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Rural Segunda-feira, 30 de Março de 2009, 15:13 - A | A

Segunda-feira, 30 de Março de 2009, 15h:13 - A | A

SFA/MS intercepta 664 toneladas de milho com insetos vivos

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) através do Serviço de Vigilância Agropecuária Internacional (Unidade de Vigilância Agropecuária de Mundo Novo/MS), localizada no Posto de Fiscalização “Leão da Fronteira”, na fronteira com o Paraguai (Salto Del Guairá); interceptou só durante o mês de março/09, 25 carretas totalizando 664 toneladas de milho oriundos do Paraguai. As cargas depois de serem inspecionadas pelos Fiscais Federais Agropecuários foram impedidas de ingressar no Brasil por apresentarem insetos vivos no carregamento.

Os Fiscais da SFA/MS prescreveram tratamento (expurgo) para as cargas, para eliminação dos insetos, e só depois de submetidas à nova inspeção e constatado que os cereais não apresentavam mais insetos vivos, é que foi autorizado o ingresso dos mesmos no país. O tratamento foi realizado em local adequado dentro do recinto alfandegado (pátio da Receita Federal) no posto “Leão da Fronteira”.

Na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai (Mundo Novo/Salto Del Guairá), os Fiscais Federais Agropecuários fiscalizam diariamente produtos que ingressam no país tais como: milho, soja, trigo, amido de milho, madeiras serradas entre outros; e também fiscalizam produtos de origem animal.

Segundo o FFA Carlos Guilherme Green, Chefe da UVAGRO de Mundo Novo, o ingresso de produtos importados de outros países, através de portos, aeroportos ou postos de fronteira são fiscalizados para impedir a entrada de pragas e doenças que podem trazer sérios prejuízos para a agropecuária do nosso país.

(Assessoria)

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS