A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) vai abrir uma sindicância para apurar o funcionamento de dois frigoríficos do Estado. O anúncio foi feito pela pasta nesta segunda-feira (11) depois que uma reportagem exibida ontem (10) no Fantástico denunciou a falta de higiene em frigoríficos de todo o país.
Segundo a assessoria da Seprotur, os frigoríficos de Maracaju e Eldorado são de responsabilidade municipal e a ligação das empresas com o Estado é por meio das inspeções de um técnico da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).
A sindicância, que deve começar ainda essa semana, irá investigar se o técnico está desempenhando o trabalho correto.
Denúncia
Com base no levantamento da ONG Amigos da Terra, o Fantástico percorreu 11 estados brasileiros e acompanhou o trabalho de 280 abatedouros de responsabilidade municipal e estadual.
A investigação apontou que cerca de 30% da carne brasileira é produzida sem fiscalização.
Em Mato Grosso do Sul, as atividades de frigoríficos de Eldorado e Maracaju foram acompanhadas pela equipe. Nos locais, os repórteres encontraram restos de animais pelo chão, paredes sem acabamento e sem portas e fiação elétrica exposta.
As secretarias de Agricultura das duas cidades informaram que irão fechar os abatedouros.
Produção
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) divulgou no último dia 3, que em janeiro deste ano Mato Grosso do Sul exportou US$ 45,2 milhões de carne bovina desossada e congelada.
A carne ficou em terceiro lugar no ranking dos produtos mais vendidos pelo Estado ao exterior.