A reforma tributária no agronegócio será tema de um evento especial promovido pelo Senar/MS durante a Expogrande 2026. O encontro acontece no dia 10 de abril, às 8h, no Tatersal II da Acrissul, com o objetivo de esclarecer dúvidas e apresentar aos produtores rurais as principais mudanças no sistema tributário brasileiro.
O presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, destaca a importância de levar informação ao campo. “O produtor rural precisa entender o que muda e como isso pode impactar a atividade no dia a dia. Nosso objetivo é justamente levar informação clara e abrir espaço para esse debate com o setor produtivo”, afirma.
A iniciativa conta com apoio da Famasul, da Acrissul, do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso do Sul e do Sescon/MS. O evento deve reunir especialistas e profissionais do agronegócio para discutir os efeitos das mudanças na produção rural, comercialização e organização financeira das propriedades.
A programação integra as ações institucionais do Sistema Famasul dentro da Expogrande, que contará com diversas atividades voltadas ao setor.
• Saiba mais sobre a Expogrande 2026
A reforma tributária prevê a substituição de tributos como PIS, Cofins, ICMS e ISS por dois novos impostos sobre consumo: a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), de competência federal, e o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), compartilhado entre estados e municípios. Para o agronegócio, o novo modelo inclui regimes diferenciados e possibilidades de crédito tributário, que podem impactar custos de produção e competitividade.
As inscrições são gratuitas e limitadas, disponíveis por meio de link oficial do evento.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.

