Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 14 de Maio de 2025


Rural Sexta-feira, 20 de Abril de 2012, 10:29 - A | A

Sexta-feira, 20 de Abril de 2012, 10h:29 - A | A

Raça Texel é um dos destaques da Expogrande entre os criadores de Ovinos

Melice Sguissardi - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Com mais de 200 ovinos em exposição no Parque Laucídio Coelho durante a Expogrande 2012, que acontece até o próximo domingo (22), os criadores e apreciadores deste animal podem encontrar cerca de sete raças diferentes em um dos pavilhões do parque. Uma delas é a raça Texel.

Conhecida por ser rústica, com grande rendimento de carcaça e ter a lã resistente, esta raça é uma das mais procuradas quando se trata em reprodução genética, alcançando apenas 10 meses para o ato. Para o abate, na fase cordeiro, ao atingir quatro meses já pode ser comercializado.

Luiz Maurício de Oliveira Nunez, criador de ovinos dessa raça há mais de cinco anos, participa da feira desde 2007 e expõem seis reprodutores neste ano. Segundo o próprio este é um mercado que vem crescendo no estado. “ A cada ano cresce o número de criadores desta raça, que é tão compatível ao clima de Mato Grosso do Sul” – conta Nunez à reportagem do Capital News.

Clique na imagem para acessar a galeria

"A criação desta raça está crescendo no estado" - diz Luiz Maurício de Oliveira Nunez
Foto: Deurico/Capital News

Quem confirma este crescimento é Fábio Mori, também criador desta raça há 12 anos e expositor de 28 animais durante esta Expogrande. Com mais de 1.200 ovinos da raça Texel, entre 600 matrizes, na sua propriedade em Andradina, Mori conta à nossa reportagem que a cada ano as negociações na feira se superam. “ É ótimo ter esse contato direto com o produtor, assim ele tira dúvida, se interessa pela raça e acaba comprando”.

Clique na imagem para acessar a galeria

Fábio Mori, criador de Texel desde 2000
Foto: Deurico/Capital News

A exposição de ovinos vai até o último dia da Expogrande.
 

Clique na imagem para acessar a galeria

Raça Texel é uma das atrações
Foto: Deurico/Capital News

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS