Produtores de soja e milho de Mato Grosso do Sul não terão capacidade para armazenar 40% da produção da safra 2014/2015. Dos 14 milhões de toneladas de grãos que devem ser produzidos, apenas oito milhões de toneladas terão armazéns para depósito.
Não se pode afirmar que o déficit de armazenagem atinge os seis milhões de toneladas, pois parte desse volume não tem necessidade de ser armazenada, sendo comercializada logo após a colheita, conforme explica o técnico do departamento de produção da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Justino Mendes.
Segundo o técnico, embora não se tenha o número exato da quantidade de grãos que não se pode armazenar, sabe-se que o volume é significativo e os produtores ficam prejudicados com a situação, que se assemelha em todo o país.
De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento, dos 200 milhões de toneladas de grãos que devem ser produzidos na safra atual, 40 milhões não terão como ser armazenadas, o que representa 20% do total. Sem poder estocar o produtos, os produtores são obrigados a negociar o quanto antes, mesmo que o preço não proporcione a lucratividade desejada.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.
