Agricultores de Sidrolândia, a 60 km da capital Campo Grande, terão acesso, ainda este ano, às tecnologias do PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável). Ao todo, serão beneficiadas 55 famílias. Na região, que tem 17 assentamentos, com mais de quatro mil famílias, 50 produtores já tiram o sustento por meio do programa, que estimula a agricultura orgânica e a diversificação da produção.
Em Mato Grosso do Sul, o PAIS funciona há três anos e está em quatro municípios, instalado em 140 propriedades. Além da ampliação em Sidrolândia, estão programadas mais 100 unidades em Campo Grande, 25 em Terenos e 20 em Jaraguari ainda este ano. Para beneficiar estas famílias, o Sebrae e Fundação Banco do Brasil vão destinar R$ 1 milhão. A verba servirá para a implantação da tecnologia, compra de sementes e para o acompanhamento técnico da atividade.
Os beneficiados são agricultores de baixa renda, assentados em projetos de reforma agrária, produtores de áreas remanescentes de quilombos e participantes de programas sociais do governo federal.
Em Sidrolândia, o programa conta com a parceria da Prefeitura Municipal e Agraer. O objetivo principal da tecnologia é garantir a alimentação das famílias produtoras, permitindo ainda um ganho extra com a venda da produção excedente, evitando o êxodo rural.
O PAIS é um sistema circular de agricultura, que permite o cultivo variado de hortaliças e leguminosas ao redor de um galinheiro central. Conta ainda com uma um quintal agroecológico, que é uma área complementar de reflorestamento e cultivo de frutas. Tem baixo custo de produção e é auto-sustentável, pois utiliza adubação orgânica, através da compostagem entre esterco de galinha e sobras da produção. Para iniciar as atividades, as famílias recebem um kit, consultoria técnica e monitoramento durante dois anos para a execução de todas as etapas, desde a escolha e preparo do terreno até a venda da sua produção. (Com informações do Portal Sebrae MS)