Campo Grande Domingo, 05 de Maio de 2024


Rural Quarta-feira, 04 de Março de 2009, 15:21 - A | A

Quarta-feira, 04 de Março de 2009, 15h:21 - A | A

OIE vistoria propriedades de MS a partir de amanhã

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Uma equipe da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) chega amanhã (5) à Capital para avaliar as ações sanitárias implementadas em Mato Grosso do Sul, em especial nos municípios de fronteira. Essa é a primeira vez que a Organização vem ao Estado desde a recondução de status sanitário de livre de febre aftosa com vacinação, em julho do ano passado. O roteiro prevê que a programação aconteça até o dia 11.

Provenientes da Argentina – está localizada em Buenos Aires a cede da OIE nas Américas – a missão chega a Campo Grande e logo embarca para Corumbá, onde inicia os trabalhos na Agência de Defesa Sanitária Estadual (Iagro) no dia seguinte (6). Em virtude da fronteira com o país vizinho, no sábado (7) o grupo deve visitar a Bolívia. No domingo (8) os mesmos seguem para Ponta Porã e posteriormente Pedro Juan Caballero (9). Na terça-feira (10) os técnicos se reúnem no escritório da Iagro de Ponta Porã e no mesmo dia descem para o sul do Estado onde encerram o roteiro na quarta-feira (11), em Mundo Novo. De Mato Grosso do Sul a missão retorna ao Paraguai, dessa vez para Salto del Guairá.

O grupo é composto por oito pessoas, sendo cinco técnicos da OIE (Gideon Bruckner – África do Sul, Howard Batho – Inglaterra, Tamsin Moufflet – França, Eric Geniller – França e Leandro Barcos – Argentina), um técnico do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Victor Saraiva – Brasil), um técnico do Ministério da Agricultura (Franciane Assis) e uma intérprete. A missão será acompanhada no Estado por fiscais agropecuários da Iagro e da Superintendência Federal da Agricultura (SFA/MS).

Conforme o chefe do serviço de sanidade agropecuária da SFA/MS, Elvio Cazola, o Brasil, em especial Mato Grosso do Sul, trabalhou no sentido de atender todas as ações recomendadas pelo órgão internacional. “Acreditamos que os técnicos vão aprovar a evolução sanitária estadual, a exemplo das últimas missões que recebemos”, sinaliza Cazola se referindo as duas missões da União Européia que estiveram no Estado em janeiro passado para avaliar as ações implantadas na Zona de Alta Vigilância (ZAV) e também nas propriedades aprovadas no Sisbov/Eras.

O diretor presidente da Iagro, Roberto Bacha também acredita que o desempenho do Estado na avaliação será satisfatório. “A sanidade animal estadual vem sendo intensivamente trabalhada e fiscalizada”, diz. Assim como Bacha, a secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur) também deve integrar o grupo que acompanha a missão no Estado.(Com informações da Seprotur)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS