O Estado já se prepara para receber V Congresso Brasileiro da Qualidade do Leite que vai acontecer em 2012 na Capital. A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite de Mato Grosso do Sul (CSPL/MS) promove encontros, a cada quatro meses, entre as instituições setoriais e a imprensa estadual para repassar informações sobre a atual situação do setor lácteo sul-mato-grossense. Os eventos trazem em suas programações uma série de palestras, antecedendo os preparativos para realizar bem o congresso.
A realidade da produção leiteira no Estado não é novidade. Os dados são deficientes em comparação aos demais números nacionais, ressalta a secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur). "Conhecemos os potenciais que temos a explorar, e temos convicção que tal congresso viria neste momento a contribuir significativamente com as ações que prospectamos para o futuro do setor em nosso Estado".
Num mundo cada vez mais competitivo, o diferencial trazido pela qualidade é fundamental na conquista de mercados. "Um dos trabalhos importantes que a Câmara vem realizando é a implementação de cursos - em parceria com o Senar/MS - de produção e melhora na qualidade do leite. As demais ações executadas são norteadas pelo PDI [Plano de Desenvolvimento Institucional da Câmara Setorial do Leite/MS] para assim alcançar avanços, tornando o Estado uma referência nacional na produção de leite com qualidade", destaca o professor doutor Marcus Vinicius, que atualmente ocupa a coordenação da Câmara Setorial do Leite.
Para o Sebrae/MS, solidificar e qualificar o setor contribui com a permanência do homem no campo e fortalece a economia sul-mato-grossense. "O crescimento de empreendedores na atividade vem sendo contínuo nos últimos anos. Hoje, cerca de 60% dos produtores rurais do Estado atuam no setor lácteo, sendo que destes a maioria é de agricultores familiares", destaca o gerente de agronegócio do Sebrae/MS, Marcus Rodrigo de Faria.