Em fevereiro, Mato Grosso do Sul vai receber o Programa Mais Leite, com o objetivo de auxiliar produtores rurais a produzir mais leite e de alta qualidade. O ciclo de palestras vai percorrer o Estado até abril.
O programa pretende orientar cerca de 1.200 produtores de leite do Estado, e as cidades atendidas serão: Camapuã, no dia 02 de fevereiro, Paranaíba, no dia 23 do mesmo mês, Glória de Dourados, em 15 de março, e Anastácio, no dia 12 de abril.
Nos dias 14 e 15 de maio haverá o encontro estadual dos produtores interessados, em Campo Grande.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do site www.senarms.org.br e nos sindicatos rurais dos municípios participantes.
A iniciativa surgiu após dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de que Mato Grosso do Sul é o 12° colocado no Brasil em produção de leite, com uma média equivalente a 2,8 kg/vaca/dia.
Os solos, pastagem em degradação, a falta de tecnologia e a mão-de-obra deficiente tem sido alguns dos motivos da queda na produção do leite em MS. O instituto indica também a ausência de suplementação em período seco e os rebanhos pouco especializados, como motivos da baixa produtividade no Estado.
A produção leiteira no Brasil é uma atividade de pequenos produtores, sendo 80% de caráter familiar, com uma média produtiva inferior a 300 litros/dia/propriedade.
O Programa Mais Leite é uma iniciativa da FAMASUL – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Senar/MS, Fundação Educacional para o desenvolvimento Rural (FUNAR), com apoio dos sindicatos rurais patronais de MS, Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (MAPA), Governo do Estado de MS/ Secretaria de Produção, Federação das Indústrias de MS (FIEMS), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de MS (Sebrae-MS), e conta com a parceria do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). (Com informações da assessoria)