Campo Grande Domingo, 05 de Maio de 2024


Rural Quarta-feira, 04 de Março de 2009, 11:36 - A | A

Quarta-feira, 04 de Março de 2009, 11h:36 - A | A

MS propõe política nacional para redução de preço dos fertilizantes

Da Redação

O Estado do Mato Grosso do Sul, através da Seprotur (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo) propõe a adoção de uma política nacional de incentivo a produção auto-suficiente de fertilizantes e a redução dos preços do insumo na produção.

A medida que visa garantir a sustentabilidade da agricultura brasileira foi apresentada dia 12 de dezembro de 2008, pela secretária da Seprotur, Tereza Cristina Correa da Costa Dias, durante as discussões da reunião extraordinária do Conseagri (Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura). A ação foi acolhida de imediato pelo plenário deliberativo do Conselho, que ao final do encontro deverá elaborar uma carta com todas as propostas adotadas neste encontro.

“Temos que reduzir a vulnerabilidade da agropecuária nacional, e um dos seus maiores gargalos tem sido a escalada dos preços dos insumos agrícolas, principalmente dos fertilizantes”, declarou Tereza Cristina.

Segundo a secretária da Seprotur, o País precisa adotar uma política de fomento ao setor de fertilizantes, aos moldes do que tem feito alguns países em desenvolvimento, como a Índia e China que já investiram mais de US$ 75 bilhões para garantir a auto-suficiência e sustentabilidade da produção de alimentos.

“Este é um dos setores mais importantes da nossa economia e temos que tratá-lo de forma estratégica, com prioridade até, se quisermos manter a viabilidade da agricultura brasileira e seu status de maior exportador de grãos do planeta”, justifica Tereza.

Para o presidente do Conseagri - órgão formado por representantes dos 26 Estados e do Distrito Federal - o secretário de Agricultura de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues, a proposta sul-mato-grossense irá garantir a lucratividade e a produtividade nacional.

“O uso de fertilizantes a baixo custo será fundamental para que o setor posas garantir altos índices de produtividade”, conclui, informando que a proposta, após a redação final, será apresentada ao Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). (Com assessoria)
.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS