Mato Grosso do Sul deve bater recorde na sua produção sucroalcooleira de 2011, com uma colheita de cana de açucar 22% superior que a do ano passado. A meta é terminar o corte até o final de novembro, antes do período das chuvas. Assim quem investiu no setor tem bons motivos para estar satisfeito porque a safra promete ser a maior de todos os tempos no Estado.
De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) os produtores do estado devem colher mais de 40 milhões de toneladas, 22% a mais do que na safra anterior.
Essa é a aposta dos grupos empresariais que investiram no setor nos últimos anos. Das 20 usinas em funcionamento no Estado, onze entraram em operação nas últimas três safras e outras três indústrias devem ser abertas ainda este ano.
Mato Grosso do Sul está entre os cinco estados que mais produzem cana-de-açúcar e tradicionalmente, a maior parte da safra é destinada a produção de etanol. Um dos motivos é a grande procura por esse tipo de combustível.
Mão-de-obra
A produção de açúcar e álcool emprega mais de 30 mil trabalhadores em Mato Grosso do Sul. Um terço fica na indústria e na administração das fábricas. A maior parte trabalha na área operacional.
Mais da metade dos trabalhadores do setor sucroalcooleiro de Mato Grosso do Sul vieram de estados do Nordeste, além de São Paulo, Minas Gerais e do Paraná.