O deputado federal Waldemir Moka (PMDB) afirma que o Brasil precisa rever urgentemente a política para o setor rural e tratar com mais atenção os problemas da agricultura brasileira. Em mensagem enviada hoje aos sindicatos rurais do Estado por ocasião do Dia do Agricultor, o deputado defende a adoção de política definitiva para que o Brasil alcance a liderança mundial na produção de alimentos. "O caminho estaria bem encaminhado se tivéssemos uma política rural consistente, ao invés de ações que aliviam momentaneamente situações de risco enfrentadas pelo setor", afirmou.
Moka diz que os sucessivos governos brasileiros nunca deram a atenção devida a esse setor. "Se a agricultura e a pecuária brasileira fossem olhadas com mais cuidado, seríamos imbatíveis na produção de alimentos. Temos solo rico e áreas em abundância, mas falta crédito e incentivos", avalia o deputado, sempre cotado para ser ministro da Agricultura, posto que teria sido recusado novamente por ele em fevereiro deste ano.
O deputado afirma que a sociedade faz avaliação equivocada sobre a importância da agricultura, principalmente quando se discute as negociações das dívidas do setor. Para Moka, os agricultores são vistos como vilões, quando, na verdade, são vítimas da política absurda de crédito adotada no Brasil. "Só quem produz para saber o quanto é difícil pagar caro por um dinheiro que você não sabe se irá recuperar, pois a produção no campo é suscetível a vários fatores, como a variação do clima", explica. "Só que os bancos não querem nem saber disso e a conta será faturada".