Campo Grande Domingo, 05 de Maio de 2024


Rural Quarta-feira, 04 de Março de 2009, 10:46 - A | A

Quarta-feira, 04 de Março de 2009, 10h:46 - A | A

Mais três municípios decretam estado de emergência devido a estiagem

Da Redação

Mais três municípios receberam apoio do governo do Estado para tentar amenizar os impactos da estiagem que afetou zonas rurais e comprometeu a agropecuária. Com base em parecer da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, o governador André Puccinelli homologou os decretos de emergência das prefeituras de Caarapó, Deodápolis e Sidrolândia. A validade dos decretos estaduais de homologação é de 90 dias.

No dia 7 de janeiro, Caarapó decretou Situação de Emergência, em função das perdas na produção de grãos e na pecuária ocasionadas pelo baixo índice pluviométrico desde a primeira semana do mês de novembro até o final do mês de dezembro de 2008.

Os prejuízos econômicos geraram a incapacidade de cumprimento de contratos de entrega de grãos contraídos com cerealistas e indústrias transformadoras. Fez também baixar a capacidade de investimento dos produtores rurais para as próximas safras agrícolas, tanto de inverno quanto de primavera-verão.

Em Sidrolândia, a Prefeitura fez a decretação de Emergência no dia 16 de janeiro, também em função da pouca chuva registrada em novembro e dezembro. Houve perdas na produção das lavouras de soja e de milho da safra 2008/2009. Ao homologar a condição de desastre, o governo reconhece, que “os prejuízos na agricultura terão reflexo imediato no plano socioeconômico e, diretamente, na capacidade do Município de atender à demanda atual da comunidade”.

Os dois últimos meses de 2008 foram de falta de chuva também em Deodápolis, o que levou a administração municipal a decretar, em 20 de fevereiro, Situação de Emergência na área rural. Com a agropecuária prejudicada, os produtores têm dificuldade para cumprir os contratos de entrega de grãos e veem comprometido o investimento para as próximas safras agrícolas de inverno, de primavera-verão, e da safra de inverno/2009 (safrinha).

Com a homologação, o governador determinou que os órgãos componentes da administração direta e indireta estadual estão autorizados a prestar apoio suplementar aos municípios afetados, mediante articulação com o órgão de coordenação do Sistema Estadual de Defesa Civil.

Depois do aval do Estado, a próxima etapa é remeter os processos a Brasília, par obter o reconhecimento das situações de emergência junto à Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional na data de sua publicação. (Com assessoria)
.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS