Campo Grande 00:00:00 Domingo, 05 de Outubro de 2025


Rural Quarta-feira, 23 de Abril de 2008, 09:42 - A | A

Quarta-feira, 23 de Abril de 2008, 09h:42 - A | A

Governo russo revela intenção de reduzir importação de carnes

Avita (VN)

De acordo com a edição da última quinta-feira do jornal russo Kommersant, o governo da Rússia pretende reduzir a importação de carne suína e de frango. Quem fez o anúncio foi o próprio Primeiro Ministro, Viktor Zubkov, ao participar de um evento voltado para o desenvolvimento da indústria avícola local. Segundo o Kommersant, depois de ressaltar que a produção russa não atende às necessidades internas e continuará incapaz de fazê-lo por muitos anos, Zubkov mencionou que o país vai ter que consumir apenas o que é produzido internamente, pois as importações de suíno e frango serão restringidas através do aumento das taxas de importação.

De sua parte, Alexey Gordeev, Ministro da Agricultura da Rússia, comentou com jornalistas que uma recente medida adotada pelo governo, reduzindo os postos alfandegados de entrada de carne importada, não surtiu o efeito esperado: “precisamos seguir o exemplo da União Européia e estabelecer um número limitado de pontos especializados para a [entrada de] carne”. O Ministro concorda com a posição de Zubkov de que há um excesso de carne de frango na Rússia.

No encontro Gordeev observou que, a despeito da oposição do Ministro das Finanças (que, aparentemente, é contrário a intervenções oficiais no livre mercado), tramita no governo um projeto de lei que trata da comercialização de alimentos considerados socialmente sensíveis. O projeto prevê que, “sob determinadas circunstâncias”, o executivo poderá limitar as margens praticadas no varejo. “Estamos nos preparando para garantir preços mais justos”, declarou Gordeev, acrescentando que a margem de ganho com os alimentos varia entre 30% a 40%, enquanto os produtores recebem somente 20% do preço final do produto. O Ministério do Desenvolvimento Econômico e Comércio deve submeter o projeto de lei em poucos dias.

Aguardam-se mais novidades para este final de semana, quando acontece em Moscou (24 a 28 de abril) a Agrofarm Rússia, uma feira internacional voltada para a agropecuária. Entre os encontros previstos para a ocasião, deve acontecer uma reunião encabeçada pela Associação Russa de Avicultura (Rosptitsesoyuz) com a participação do Clube Europeu de Avicultura (EPC na sigla em inglês). Produção e importação devem, sem dúvida, integrar os assuntos em discussão.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS