Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 26 de Junho de 2026


Rural Segunda-feira, 05 de Outubro de 2015, 10:12 - A | A

Segunda-feira, 05 de Outubro de 2015, 10h:12 - A | A

Tecnologias

Famasul e Embrapa formalizam parceria para difusão de tecnologias

A parceria pretende aproximar a instituição de pesquisa da Federação e dos 69 sindicatos rurais do Estado, os quais mantêm o contato direto com o produtor

Myllena de Luca
Capital News

Divulgação/Assessoria

Famasul e Embrapa formalizam parceria para difusão de tecnologias

Reunião de parceria entre Famasul e Embrapa

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) formalizou parceria com a Embrapa na quinta-feira (1º), na Casa Rural. O motivo da união foi a difusão de tecnologias.


De acordo com o chefe geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Oliveira, se o produtor rural tivesse acesso às tecnologias produzidas pela Embrapa, o Brasil não teria 50 milhões de hectares de solo para recuperar, sendo desses 9 milhões estão em MS.


A Embrapa Gado de Corte, uma das três unidades da Empresa de Pesquisa Agropecuária no Estado, é responsável por 92% das sementes de forrageiras tropicais cultivadas no Brasil e 70% das culturas do mesmo gênero nos países de clima tropical. “Em toda a fazenda de pecuária tem no mínimo uma tecnologia nossa, seja na genética, na suplementação animal, no controle de parasitas ou até mesmo nas boas práticas agropecuárias”, avalia o dirigente.


A dificuldade em levar informação ao produtor pesa contrariamente para implementação das melhorias nas propriedades. A parceria pretende aproximar a instituição de pesquisa da Federação e, por meio dela, dos 69 sindicatos rurais do Estado, os quais mantêm o contato direto com o produtor.


De acordo com Oliveira, a forma mais viável de difusão de tecnologias tem sido via parceiros como entidades representativas ou cooperativas, que permitam a pulverização das informações. “O desenvolvimento do setor agropecuária no Centro-Oeste se deve ao trabalho da Embrapa. Sem o envolvimento dos seus pesquisadores, jamais chegaríamos à qualidade de rebanho e aos recordes contínuos de produção agropecuária registrados na região”, avalia o presidente da Famasul, Maurício Saito.


Eventos
Na formalização da parceria, as duas instituições acertaram ação conjunta em dois eventos de difusão de informações e fomento à pesquisa. A primeira delas é o apoio da Embrapa para o Circuito da Pecuária de Corte realizado pela Famasul, com a primeira edição marcada para 6 de novembro, no município de Camapuã. A Famasul será parceira na realização da Dinapec - Dinâmicas Agropecuárias, evento anual de difusão de tecnologias da Embrapa Gado de Corte.

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS