Autoridades e personalidades de Mato Grosso do Sul que participaram da abertura da 78ª edição da Expogrande na noite de quinta-feira (7), em Campo Grande, destacaram a importância tanto do evento, como das discussões que serão abordadas durante os dez dias da feira.
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) ressaltou a importância do agronegócio para a economia sul-mato-grossense, destacando o crescimento nas exportações de soja (95%), milho (80) e carne (70%) em 2016, em relação ao ano anterior.
“Mato Grosso do Sul bateu todos os recordes dos anos anteriores. Isso é bom e mostra que a força do agronegócio dá resultado”, afirmou Reinaldo em entrevista.
O presidente do Sindicato das Indústrias de Frios, Carnes e Derivados de Mato Grosso do Sul (Sicadems) e 3º vice-presidente da Federação das Indústrias do estado (Fiems), Ivo Cescon Scarcelli, destacou a força da cadeia da carne para a economia estadual. “Esse evento, considerado uma das maiores e mais tradicionais feiras agropecuárias do Brasil, demonstra toda a pujança da cadeia da carne sul-mato-grossense. A união da pecuária de corte com a indústria frigorífica é fator predominante para o desenvolvimento da economia estadual, baseada na agroindústria”, declarou.
Na avaliação do presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), Jonatan Barbosa, a realização da Expogrande fortalece o setor produtivo estadual. “Os números demonstram que o agronegócio não sente a crise, pois, para quem trabalha, não há crise”, afirmou ele.
Realizada pela Acrissul, a Expogrande 2016 vai de 7 a 17 de abril. Entre as atividades da feira, estão programados dias de campo, palestras técnicas, shows musicais com atrações regionais e nacionais, e julgamentos de animais.