Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Rural Quinta-feira, 03 de Março de 2022, 15:13 - A | A

Quinta-feira, 03 de Março de 2022, 15h:13 - A | A

Alerta

Estoque de fertilizantes está garantido até outubro, diz ministra

"Safra de verão é uma preocupação", afirma Tereza Cristina

Elaine Silva
Capital News

Wilson Dias/Agência Brasil

Estoque de fertilizantes está garantido até outubro, diz ministra

Ministra do MAPA, Tereza Cristina

Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina (DEM), disse em coletiva nesta quarta-feira (2), que o estoque de fertilizantes para o agronegócio no Brasil está garantido até outubro. .

 

Cristina ainda garantiu que não há problemas com a safra neste momento, no entanto, a safra de verão, no final de setembro e outubro, gera preocupação. “Então, o que precisava de fertilizante já chegou, já está com o produtor rural. Neste momento não temos problema. A safra de verão é uma preocupação”, disse. 

 

Ela acrescentou, entretanto, que o setor privado confirmou a existência de estoque de passagem de fertilizantes suficiente até outubro.

 

O alerta sobre o mercado internacional de fertilizantes vem desde fevereiro quando começaram as sanções econômicas em Belarus. De acordo com a Agência Brasil, as exportações do produto estão suspensas para o Brasil por causa do fechamento dos portos da Lituânia para o escoamento de fertilizantes e agora com o apoio à Rússia na guerra contra a Ucrânia, o país do leste europeu sofreu novas sanções.

 

O cenário se agravou ainda com o início da guerra. Isto porque, além da Belarus, a própria Rússia é o principal fornecedor do produto para o mercado brasileiro.

 

Atualmente, o Brasil é o quarto consumidor global de fertilizantes, 80% de todo o produto usado na produção agrícola nacional vêm de fora do país.

 

As sanções econômicas dos Estados Unidos e da União Europeia na Rússia e na Belarus atingem a produção de potássio, e a maioria dos fertilizantes é feita a partir do potássio. A Rússia é responsável por fornecer cerca de 25% dos fertilizantes para o Brasil.

 

Tereza Cristina ainda afirmou que vai ao Canadá, por volta do dia 12 de março, tentar negociar a demanda de fertilizantes.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS