A estiagem continua sendo a grande vilã do setor agrícola na região da Grande Dourados. Após provocar perdas de aproximadamente 35% na produção da soja, o longo período de seca também já começa a comprometer a produtividade do milho safrinha.
Devido à estiagem prolongada, a Prefeitura de Dourados já estuda a possibilidade de prorrogar por mais 90 dias o decreto de situação de emergência assinado em janeiro pelo prefeito Ari Artuzi (PDT). A informação foi confirmada ontem pelo secretário municipal Agricultura, Indústria e Comércio, Maurício Peralta.
Conforme levantamento da Corea (Comissão Regional de Estatística Agropecuária) do IBGE, divulgado na quarta-feira, a estiagem prolongada provocou prejuízos estimados em R$ 103 milhões na produção da soja. O cenário do milho safrinha também não é dos melhores.
De acordo com a Embrapa Agropecuária Oeste, não chove em Dourados há 24 dias. A última chuva em Dourados foi registrada em 31 de março. É o mês de abril mais seco dos últimos 30 dias, conforme informou a Embrapa.