Campo Grande 00:00:00 Sábado, 26 de Julho de 2025


Rural Terça-feira, 01 de Março de 2022, 18:00 - A | A

Terça-feira, 01 de Março de 2022, 18h:00 - A | A

Saúde no campo

Em tempos de pandemia, campo aprende sobre doenças transmissíveis

A iniciativa do Senar/MS busca evitar a transmissão de doenças pelos alimentos

Flávio Veras
Capital News

Famasul/Divulgação

Em tempos de pandemia, campo aprende sobre doenças transmissíveis

 

Em 2022, o programa Saúde do Homem e da Mulher Rural chega com uma novidade: desmistificar e orientar a população do campo sobre educação sanitária. A ação, que é realizada pelo Senar/MS, trouxe a palestra da enfermeira Simone Zacalusni sobre neurocisticercose.

 

“A educação sanitária é importante em todos os aspectos porque a gente consegue prevenir e evitar determinadas doenças que estão ligadas diretamente à condição sanitária e aos hábitos da população em geral”, comentou Simone.

 

Ainda conforme a enfermeira, com a informação e o conhecimento, o homem e mulher do campo consegue interromper o ciclo da doença.

 

“E existe um grande mito que a pessoa adquire a neurocisticercose comendo carne de porco malcozida ou mal preparada. A gente vai desmistificar isso. A neurocisticercose é sim uma doença ligada dentro desse ciclo, só que não é comendo a carne crua. O próprio homem que se contamina de outras maneiras. Ele mesmo é o disseminador dessa neurocisticercose, não o animal”, detalhou a enfermeira.

 

Saúde do Homem e da Mulher Rural 

O programa do Senar/MS leva atendimento de urologia, ginecologia, dermatologia e oftalmologia à população rural do interior de Mato Grosso do Sul desde 2016. Já são mais de 20,5 mil pessoas atendidas em aproximadamente 40 municípios do estado.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS