Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 14 de Maio de 2025


Rural Quinta-feira, 19 de Abril de 2012, 14:59 - A | A

Quinta-feira, 19 de Abril de 2012, 14h:59 - A | A

Conheça as três campeãs do Torneio de Leite

Melice Sguissardi - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Hucha de Brasília, esse é nome da grande campeã do Torneio de Leite que aconteceu durante a 74° edição da Expogrande, nos dias 15, 16, 17 e 18 de abril, no Parque Laucídio Coelho, em Campo Grande. Conseguindo coletar 40 quilos e 100 gramas de leite, no total de dez ordenhas, três ao dia, a grande campeão não passa de uma vaca jovem, considerada com porte e produção maior do que muita vaca adulta.

Além de ser a grande vencedora do torneio, na categoria Grande Campeã, Hucha também levou o título de Vaca Jovem. Outras duas categorias julgadas foram Fêmea Jovem, com a vencedora Ilama da Pharahy e categoria Vaca Adulta com a campeã Regata Te Da Cal. Todas da mesma propriedade rural, localizada no município de Rio Brilhante e da raça Gir Leiteiro.
Leonel Carlos de Freita, responsável pelos animais e tratador da fazenda onde vivem as três, explica que a alimentação desses animais é a base de ração balanceada, com 22% de proteínas e bem concentrada.

Considerada uma raça dócil e ao mesmo tempo rústica, o gado Gir Leiteiro é excelente para o clima de Mato Grosso do Sul e resistem muito mais a parasitas e doenças que podem atingir a produção de leite, bem diferente da raça Holandesa e a ordenha não pode ser mecânica.
 

Além disso, o melhoramento genético dentro dessa raça vem sendo desenvolvido há algum tempo e passou a ter mais resultados positivos com o aumento da produção de leite que cada vaca consegue atingir.

“ A produção de leite neste ano durante o torneio foi de 10 quilos a mais do que no ano passado. Isso se deve ao melhoramento genético dentro da raça leiteira” – garante Leonel


 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS