Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 29 de Julho de 2019, 11:10 - A | A

Segunda-feira, 29 de Julho de 2019, 11h:10 - A | A

Reunião

CNA e Famasul apresentam propostas que estimulam o agronegócio

Presidente do Banco Central destacou que o agro salvou o país de “um grande desastre”

Elaine Silva
Capital News

Divulgação/Famasul

CNA e Famasul apresentam propostas que estimula o agronegocios

Reunião aconteceu n última quarta-feira (26)

Reunião para apresentar propostas que estimulam o financiamento privado do agro e melhoria do ambiente de negócios do setor, aconteceu junto com o presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, e o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, João Martins e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

O presidente do Banco Central destacou que o agro salvou o país de “um grande desastre”, pois o setor cresceu em momentos de crise de outros setores da economia e que as agendas da instituição e da CNA para o setor rural são parecidas. Campos Neto estava acompanhado pelo diretor de Regulação do órgão, Otávio Ribeiro Damaso, e pelo chefe do Departamento de Regulação, Supervisão e Controle das Operações de Crédito Rural e Proagro, Claudio Filgueiras.

Já o presidente da Famasul Saito destacou a importância de discutir as frentes de atuação da agropecuária na busca por recursos. “O encontro possibilitou a apresentação das demandas prioritárias do setor, a necessidade do recurso financeiro, a expectativa de novos produtos das instituições financeiras voltadas aos produtores rurais, entre outros pontos”.
“Precisamos estar na vanguarda, sempre olhando para o futuro”, disse Martins durante o encontro na sede da Confederação.

Os pontos foram detalhados pelo superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi. Ele também falou sobre a emissão de Cédula de Produto Rural Financeira (CPR-F) com cláusula de correção pela variação cambial, o ajuste da regulamentação prudencial (gerenciamento de riscos) sobre a carteira de crédito agropecuário e o repasse de recursos dos fundos constitucionais do Norte e do Nordeste para as cooperativas de crédito. DE acordo com a assessoria, Lucchi explicou que as propostas visam diversificar as fontes de financiamento do agro com recursos privados, tanto de investidores nacionais quanto internacionais. “Em torno de 30% do financiamento da agropecuária provém das cooperativas, das tradings, revendas de insumos e indústria química. As propostas da CNA visam melhorar o ambiente de negócios para essas fontes”, ressaltou o superintendente, que listou, ainda, alguns entraves que dificultam a contratação do crédito rural.

Participaram do encontro os presidentes das Federações de Agricultura e Pecuária da Bahia, Humberto Miranda; do Maranhão Raimundo Coelho; de Minas Gerais, Roberto Simões; da Paraíba, Mário Borba; além do diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, e o presidente do Instituto CNA, Roberto Brant.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS