Campo Grande 00:00:00 Domingo, 26 de Outubro de 2025


Rural Segunda-feira, 16 de Maio de 2016, 16:25 - A | A

Segunda-feira, 16 de Maio de 2016, 16h:25 - A | A

Agronegócios

Chuva atrasa colheita da cana no Centro-Sul, mas não compromete oferta de álcool

Agência Brasil
Marli Moreira – A. M.

Elza Fiúza/Agência Brasil

Cana-de-açúcar

Conforme balanço de atividades, foram moídas 36,08 milhões de toneladas no período

A produção de etanol nas usinas da região Centro-Sul aumentou 30,87% na segunda quinzena de abril sobre o mesmo período do ano passado, totalizando 1,492 milhão de toneladas. De acordo com a União da Indústria de Cana de Açúcar (Unica), a produção de açúcar foi 71% superior, com o processamento de 1,806 milhão de toneladas.

A Unica esclareceu que, em algumas localidades, houve atraso na colheita por causa do excesso de chuvas. Nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, além das regiões paulistas próximo à divisa com estes estados (Araçatuba e Assis), as chuvas prejudicaram a colheita, consequentemente afetaram as unidades produtoras voltadas para o etanol. Segundo a Unica, não fosse isso teria ocorrido um aumento de dois pontos percentuais.

Segundo a entidade, o volume de etanol hidratado destinado ao mercado interno nos últimos 15 dias de abril caiu 1,85% na comparação com a oferta da primeira quinzena. “Esse movimento se deve ao menor número de dias úteis na segunda quinzena de abril”, conforme o comunicado da Unica.

O balanço das atividades indicou que, proporcionalmente ao total moído (36,08 milhões de toneladas), houve queda na taxa destinada para produção do álcool em comparação a igual período de 2015, passando de 20,99% para 16,04%.

Com base em dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) , a entidade informou que, na última semana, o preço de bomba do etanol hidratado foi inferior a 70% do valor praticado para a gasolina na maioria (80%) dos municípios paulistas.

A nota da ANP destacou que essa vantagem econômica do etanol em relação ao seu substituto fóssil deve promover um aumento do consumo do biocombustível neste mês de maio.

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS