O Centro-Oeste destina 15 milhões de hectares para a agropecuária e produzem, anualmente, 56 milhões de toneladas de grãos, isto é, 35% da produção nacional. Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal contribuem em 18% nas exportações do agronegócio brasileiro, conforme dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Os índices regionais e principais temas da atualidade do setor serão debatidos na Bienal dos Negócios da Agricultura do Brasil Central, que acontece nos dias 11 e 12 de agosto. O evento é realizado pelas federações de agricultura e pecuária do Centro-Oeste. Um dos assuntos debatidos no evento será a agroenergia, um segmento que está em constante crescimento e ganha evidência no cenário internacional, cada vez mais interessado em sustentabilidade.
As vantagens econômicas e ambientais do uso da biotecnologia na agricultura brasileira também estarão em pauta na Bienal. De abordará ainda temas das principais cadeias produtivas do Brasil Central – soja , milho, algodão e cana-de-açúcar – , avaliando a importância da região para os alicerces da agricultura nacional. Mostrará, também, como aproveitar as oportunidades de negócios e os desafios da verticalização da produção agrícola.