O Banco De Lage Landen contribuiu com o CetecSenai Dourados na formação da 1ª turma do curso gratuito de mecânico de manutenção de máquinas agrícolas, que foi oferecido no âmbito do Projeto Semear Conhecimento e conta ainda com a parceria da AGCO e Prefeitura Municipal. Segundo o gerente do CetecSenai Dourados, Gilberto Evidio Schaedler, as parcerias foram fundamentais para viabilização desse projeto.
“Como incentivador do projeto, o Banco contribuiu significativamente, pois se trata de uma entidade que trabalha em prol de jovens sem condições financeiras e oportuniza o acesso deles à qualificação e à inserção no mercado de trabalho. Instituições com essa visão são importantes, pois trabalham em favor das pessoas para seu desenvolvimento e um futuro melhor”, disse Gilberto Schaedler, acrescentando que os 14 formandos foram contratados pela Usina São Fernando, em Dourados. “Devido ao sucesso desse curso, novas turmas estão previstas para março de 2013”, informou.
Projeto
O Projeto Semear Conhecimento, criado originalmente pela AGCO, que é detentora das marcas Massey Ferguson e Valtra, busca unir o conhecimento do produto agrícola e tecnológico da empresa com o know how do Senai e da Secretária Municipal de Assistência Social de Dourados no desenvolvimento e capacitação, promovendo educação profissional para jovens em risco social, além do apoio do Banco De Lage Landen.
O curso é dividido em dois grandes eixos: Qualificação Profissional e Desenvolvimento Pessoal e Cidadania. A proposta pedagógica se desenvolve numa perspectiva de construção da autonomia, vivências, informações e conhecimentos e, especialmente, do despertar do interesse em aprender a aprender e da autodescoberta de talentos e de potencialidades que elevem a autoconfiança e a crença nas suas capacidades individuais e coletivas para realizarem projetos de futuro.
Formandos
O formando Enilton Santana Júnior, 18 anos, fez o curso e já iniciou o trabalho na Usina. “Quando estava fazendo o curso só tinha meio período livre e era difícil arrumar emprego. Fui pego de surpresa com a vaga na Usina e fico feliz, pois é o que eu quero para minha vida. E o Senai tem uma grande importância nesse processo, principalmente por ter me oferecido esta oportunidade”, disse.
Já a única aluna da turma de formandos, Bruna Arevalos,18 anos, destacou que será o seu primeiro emprego. “Não imaginava que conseguiria um emprego tão rapidamente, agora quero fazer outros cursos e continuar na área. O próximo será um curso técnico”, declarou. (Fonte: Fiems)