Começa nesta quinta-feira (1º) o prazo para a atualização e declaração semestral dos rebanhos em Mato Grosso do Sul. O procedimento, que segue até o dia 2 de junho, deve ser realizado preferencialmente pela internet, por meio do Sistema de Atenção Animal da Iagro (e-SANIAGRO), disponível no site da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz). Também será possível fazer a declaração presencialmente nas unidades locais da Iagro.
Todos os produtores rurais ou seus representantes legais, que desenvolvem atividades agropecuárias em imóveis próprios ou arrendados, deverão atualizar seus dados cadastrais, incluindo informações de contato, localização, tipo de propriedade e características da atividade pecuária.
A declaração abrange diversas espécies, incluindo bovinos, bubalinos, aves (como galinhas, patos, gansos e codornas), suínos, caprinos, ovinos, equinos, asininos, muares, abelhas, bichos-da-seda e animais aquáticos. A campanha ocorre duas vezes ao ano: de 1º de maio a 2 de junho (primeiro semestre) e de 1º a 30 de novembro (segundo semestre).
Segundo o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, a atualização é fundamental para manter o controle sanitário e zootécnico do rebanho. “Serão lançadas mortes, nascimentos, enfim, todo o movimento do rebanho. Isso atualiza o estoque oficial da Iagro. Antes era feito junto das vacinações, agora é em campanhas separadas”, explicou.
A vacinação contra brucelose poderá ser registrada durante o processo, caso o produtor deseje. Quem não realizar a atualização dentro do prazo terá a propriedade bloqueada automaticamente, sendo liberada apenas após a regularização, com aplicação de penalidades previstas em lei.