O produtor rural e especialista em produção de derivados da cana Antonio Pereira De Carli, de Naviari (MS) está ministrando nos dias 12, 13 e 14 deste mês treinamento e curso com técnicas para produção de derivados da cana em especial de açúcar mascavo. As técnicas estão sendo ensinadas a cerca de 20 trabalhadores rurais do assentamento na Agroindústria instalada no local.
De Carli já trabalhou com produção de açúcar mascavo em grande escala e pretende ensinar produção e venda do deste tipo de açúcar que é muito apreciado no mercado de produtos naturais. “É importante que os produtores conheçam o valor que este tipo de açúcar tem não só nutritivo como também no mercado, além de produzir o açúcar artesanalmente também temos que eliminar os atravessadores, ou seja, vender direto ao consumidor” ensina.
O trabalho é desenvolvido em conjunto entre a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Bonito (MS) e a Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Santa Lucia.
De acordo com a presidente da associação Noêmia Nogueira serão oferecidos cursos para que a agroindústria local possa gerar renda para todos os participantes. “Cada curso que oferecemos é importante, pois o conhecimento é disseminado no assentamento, nós aprendemos a agregar valor ao nosso produto”, explica.
Para a produtora rural e participante do treinamento Mercedes Martimiano a expectativa é de aumento da renda. “Agora também vamos conseguir selo de produção para os produtos derivados da cana e vamos poder aumentar nossos rendimentos”, comemora.
O engenheiro-agrônomo da Agraer Paulo Gimenes fez a abertura do evento e explanou a importância dos produtores participarem dos treinamentos. “A associação fez um bom trabalho para trazer o palestrante e espero que vocês aproveitem os ensinamentos destes três dias e coloquem em prática melhorando cada vez mais a vida de todos aqui”, enfatizou.
O Projeto GEF Rio Formoso apóia as atividades desenvolvidas no assentamento com incentivo logístico e de produção de mudas e doação de sementes para os quintais agroflorestais.