Os plantadores de milho do Estado estão comemorando o ano de 2015. Isto porque o milho safrinha - ou segunda safra - rendeu muito bem este. Prestes a terminar a colheita, os números serão de recorde: nove milhões de toneladas – 9% a mais que em 2014.
O que contribuiu para o aumento na safra foi o clima, que dessa vez ajudou no desenvolvimento das plantas. A chuva também veio na hora certa e na quantidade esperada. O resultado foram espigas carregadas e com grãos perfeitos.
A economista da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Adriana Mascarenhas, ressalta que o produtor foi surpreendido com o cenário atual. “O cenário era totalmente desfavorável. As projeções feitas pela Embrapa, inclusive, eram de um custo por saca de praticamente R$ 19 a um preço de R$ 16, R$ 16,50. O preço aumentou. Hoje temos o preço em média de R$ 21, R$ 21,44. Um aumento, quando comparado ao ano passado, de mais de 20%.O cenário da colheita é diferente do cenário de decisão de plantio. Não chamamos mais de safrinha, mas de safrona de inverno.”
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.

