Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 25 de Junho de 2026


Rural Segunda-feira, 28 de Novembro de 2011, 18:44 - A | A

Segunda-feira, 28 de Novembro de 2011, 18h:44 - A | A

Agraer participa da 3ª Feira do Leite em Iguatemi

Da redação - (VO)

A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) participa de 1 a 4 de dezembro no recinto Estrela Leilões, em Iguatemi, da 3ª Feira do Leite do Território Cone Sul, evento realizado com o objetivo de promover o potencial da produção pecuária leiteira no município.

Para o diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão, a Feira do Leite é um dos principais eventos realizados pela Agência e já consta no calendário de eventos significativos para a agricultura familiar do Estado. “Pretendemos dar continuidade a esta parceria que há três anos vem resultando em muito sucesso para o nosso segmento”, destaca Roldão.

A programação do evento inclui shows com artistas regionais e nacionais; competições rurais com provas funcionais e rodeio; exposição de animais; torneio leiteiro e julgamento de raças leiteiras. Junto com a feira acontece também, o Seminário do Leite do Território Cone Sul; o Pavilhão da Agricultura Familiar, com exposição e comercialização de produtos; a reunião estadual de técnicos da Agraer da área de bovinocultura leiteira, além de um espaço destinado à exposição e comercialização de equipamentos e maquinários.

No dia 1º de dezembro, a feira contará com show da dupla Milionário & José Rico; dia 2, show com Grupo Barra da Saia; dia 3, show com a dupla sertaneja universitária Léo & Giba; e no dia 4, show da dupla Rodrigo & Thiago.

O evento é idealizado pelo Colegiado de Desenvolvimento do Território Cone Sul (Codeter) e pelo governo do Estado, através da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e conta com a realização da Prefeitura de Iguatemi e apoio do Sindicato Rural de Iguatemi; NCN Produções; Seprotur; Famasul, Câmara Municipal de Iguatemi, Sebrae, Ministério de Desenvolvimento Agrário e Ministério da Agricultura.

Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.feiradoleite.com.br

Pecuária leiteira

Atualmente, o município de Iguatemi produz cerca de 13 mil toneladas de leite por ano, ocupando a segunda posição no Estado em volume de produção, atrás somente do município de Itaquiraí. A cidade é considerada o local onde melhor se comercializa o leite no Estado. De acordo com a Associação dos Produtores de Leite do Assentamento Auxiliadora (Asplansa), em 2010 o preço médio de comercialização do litro de leite foi de R$ 0,62, enquanto que, no Estado, a média foi de R$ 0,49 e hoje encontra-se na faixa dos R$ 0,71.

Para o coordenador municipal da Agraer em iguatemi, Emerson Moreira Batista, o sucesso da atividade no município deve-se a dois fatores principais: aperfeiçoamento de técnicas de manejo, por parte dos produtores e investimentos em projetos de fomento, realizados pelo governo do Estado. Em Iguatemi, o leite já se apresenta como a principal economia para a agricultura familiar. Entre os 450 assentados da reforma agrária existentes no município, a produção de leite é a principal fonte financeira de cerca de 85% das famílias. (Com informações da Prefeitura de Iguatemi)

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS