A polêmica sobre a liberação do parque de exposição Laucídio Coelho foi resolvida ou continua, agora com mais uma instância do Poder Judiciário envolvido. Um dia após o MPE (Ministério Público Estadual) ratificar que os eventos estariam proibidos em todo o parque, o que ocasionaria a não realização da Expogrande, a Justiça concedeu nesta sexta-feira (24) liminar que autoriza a realização de shows na exposição, pela Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), durante a Expogrande 2012. A decisão é do juiz Amaury da Silva Kuklinski, da Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais homogêneos de Campo Grande. Como é uma primeira instância, o MPE deve recorrer.
Já o prefeito Nelson Trad Filho, que com chefe do executivo municipal executava a proibição devido à falta de licenciamentos devidos, fornecidos pelo município, disse que a briga é entre o MPE e a Acrissul. Mas como saiu a decisão judicial, o prefeito declarou nesta manhã que tem que cumprir o que o Judiciário manda. “Não vou discutir decisão judicial. Nem posso. Quem tem juízo cumpri o que determina a Justiça”, disse.

Trad lembra que como cidadão e mais ainda como prefeito deve cumprir as decisões da Justiça
Foto: Deurico/Capital News
O presidente da Acrissul, Francisco Maia, disse que não é uma afronta ao MPE, após um dia da divulgação em nota oficial do ministério. Ele disse que é uma decisão ‘superior’ da Justiça que foi requerida há duas semanas. “O pedido de liminar foi entregue antes do carnaval, no dia 13 de fevereiro, infelizmente foi coincidência de ser um dia depois da declaração deles. O tempo para cumprimento do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) foi prorrogado para mais um ano”, declarou.
Justificativa e proibição ficam no passado, vamos trabalhar a feira, diz Maia
Na solicitação, a Acrissul prometia cumprir as exigências feitas pelo MPE, que incluíam isolamento acústico e rede de esgoto. Na liminar, a justificativa é de que a exposição agropecuária é o mais significativo evento da área ruralista de Mato Grosso do Sul, de grande significação e uma “oportunidade ímpar de contato da população com sucessos até mundiais da música”.
Maia comemorou a conquista e agora acredita que a discussão seja coisa do passado. “Agora vamos procurar constituir um caminho diferente longe de discussões judiciais. O TAC está sendo cumprido. Agora vamos mexer sossegado com a feira e agilizar os trabalhos para uma grande e melhor Expogrande”, comentou.

Presidente da Acrissul, que em 6 de fevereiro anunciou a suspensão da Expogrande, hoje comemora liminar
Foto: Deurico/Arquivo Capital News
Neste sábado (25), Maia pretende se reunir com empresários. Como ainda disse que vai procurar o prefeito e o governador, além de entidades ligadas ao agronegócio para uma reunião sobre o evento.
A Expogrande, já estava programada a ser realizada de 12 a 22 de abril. Maia divulgou que já haviam fechados 48 leilões . Mas quanto às atrações músicas, nada tem definido. “Dentro do que já negociávamos há alguns shows pré-agendados. O que se sabe é que haverá pelo menos cinco atrações nacionais e uma quatro regionais”, lembrou.