Quarta-feira, 09 de Abril de 2008, 07h:01 -
A
|
A
Acordo sobre dívida agrícola deverá ser fechado até quinta
Da Redação (AR)
O acordo fechado nesta terça-feira (08-04) com o governo e parlamentares da Comissão de Agricultura da Câmara, que prevê a renegociação das dívidas rurais, será apresentado no final desta tarde. A intenção é discutir com as entidades representativas dos produtores os avanços obtidos na reunião com os ministros da Fazenda, Guido Mantega, da Agricultura, Reinhold Stephanes, e do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.
O deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), explica que a primeira parte da negociação, prevê o alongamento dos débitos de custeios e dos investimentos dos produtores gaúchos e mato-grossenses, por nove anos. Os juros de R$ 7,3 bilhões das operações de custeios financiadas a 8,75% ao ano, serão reduzidos para 6,75%. A taxa de R$ 1,45 bilhão, contratadas a juros livres entre 16% e 21% ao ano, ficará em 10,5%.
A correção dos investimentos será fixada em Taxa de Juros de Longo Prazo - TJLP –, hoje em 6,25% ao ano, mais 3,25%. Heinze explica que está sendo negociado um limite para essa correção. "Nossa intenção é proteger os produtores em caso de aumento da TJLP. Toda vez que o índice ultrapassar os 9,5% ele deverá ser travado", explica. As informações são da assessoria de imprensa do deputado federal Luis Carlos Heinze. (Fonte: Agrolink)