Em sessão ordinária nesta quinta-feira (18), o vereador Zeca do PT, voltou a sugerir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar irregularidades na Saúde em Campo Grande. O jogo de empurra entre vereadores, ex-prefeito Nelsinho Trad (PMDB) e o prefeito Alcides Bernal (PP) fez com que o vereador criticasse o que chamou de “lengalenga”.
Zeca lembrou que os vereadores ligados a André Puccinelli e Nelsinho preferem empurrar a responsabilidade para o prefeito que por sua vez cita ambulâncias paradas e epidemia de dengue.
“Nessa lengalenga quem sofre é o povo. Isso só prova a necessidade de reparar o erro. Precisamos abrir uma CPI ampla para descobrir quem errou na Saúde e causou sofrimento para o povo. Eu sou a favor da CPI”, criticou.
O vereador Zeca do PT e a vereadora Luiza Ribeiro (PPS) foram os autores da proposta de CPI para investigar irregularidades no Hospital do Câncer e Hospital Universitário. Os vereadores precisavam de nove assinaturas para conseguir emplacar uma CPI, mas só os vereadores ligados ao prefeito Alcides Bernal concordaram e a proposta foi enterrada.
Para tentar contornar os vereadores liderados pelo presidente da Comissão de Saúde, Paulo Siufi (PMDB), decidiram montar uma comissão especial para acompanhar as investigações do Ministério Público e da Polícia Federal.
Na sessão de hoje os vereadores Zeca do PT e Luiza Ribeiro criticaram a comissão especial, dizendo que os vereadores não fizeram mais nada. Integrante da comissão de Saúde, o vereador Elizeu Dionízio (PSL) não gostou do comentário e atacou Luiza, dizendo que ela estava querendo chamar a atenção para si. Elizeu justificou que a comissão não realizou mais reuniões porque está analisando um documento de 20 mil páginas.
“A vereadora não participou de nada e não solicitou nada para a Comissão também. Ela prefere vim fazer pluralismo. Ao invés de ajudar só traz mais problemas”, afirma Elizeu.
Luiza não aceitou a justificativa por entender que os vereadores poderiam ter feito pelo menos uma reunião de 10 minutos.
“Temos que cobrar a responsabilidade do Siufi. Por que não está fazendo reuniões? Tem que responder”, alfinetou. A vereadora lembrou ainda que a comissão nem foi oficializada no Diário Oficial de Campo Grande e já tem até relator. “Indicado por quem?”, questionou.
A CPI do Câncer e do Hospital Universitário foi derrubada pelos vereadores:, Paulo Siufi (PMDB), Carla Stephanini (PMDB), Wanderlei Cabeludo (PMDB), Mário César (PMDB), Edil Albuquerque, Elizeu Dionízio (PSL), Alceu Bueno (PSL), Chiquinho Telles (PSD), Coringa (PSD), Delei Pinheiro (PSD), Carlão (PSB), Edson Shimabukuro (PTB), Flávio César (PTdoB), Otávio Trad (PTdoB), Grazielle Machado (PR), Jamal (PR), Herculano Borges (PSC), Coringa, Eduardo Romero, Paulo Pedra e Airton Saraiva (DEM).
Foram favoráveis a CPI os vereadores: Luiza Ribeiro, Zeca do PT, Gilmar da Cruz (PRB), Ayrton do PT, Alex do PT, João Rocha, Rose Modesto (PSDB), Cazuza (PP) e Chocolate.