Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Política Quarta-feira, 10 de Junho de 2020, 18:32 - A | A

Quarta-feira, 10 de Junho de 2020, 18h:32 - A | A

Inquérito

STF inicia julgamento da legalidade das "Fake News"

Ministros analisam ação da Rede Sustentabilidade protocolada no ano passado

Juliana Brum
Capital News

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar na tarde desta quarta-feira (10), a legalidade do inquérito aberto pela Corte para apurar a divulgação de notícias falsas e ameaças contra integrantes da Corte, conhecido como "Fakes News".

Rosinei Coutinho/STF

ColunaMarcoEusébio

Alexandre de Moraes também analisou o pedido

Os 11 ministros analisam uma ação da Rede Sustentabilidade, protocolada no ano passado para contestar a forma de abertura da investigação.

 

Com base nas investigações desse processo foram cumpridos, no mês passado, mandados de busca e apreensão contra empresários e acusados de financiar, difamar e ameaçar ministros do tribunal nas redes sociais.

 

Segundo a Agência Brasil a abertura do inquérito foi feita em março de 2019. Na época, o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, defendeu a medida como forma de combater à veiculação de notícias que atingem a honorabilidade e a segurança do STF, de seus membros e parentes. Segundo o presidente, que nomeou Alexandre de Moraes como relator do caso, a decisão pela abertura está amparada no regimento interno da Corte.

 

Na ocasião, a tramitação também foi questionada pelo ex-procuradora geral da República, Raquel Dodge, que chegou a arquivar o inquérito pela parte da PGR, no entanto, Moraes não aceitou o arquivamento.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS