Os líderes das secretarias estaduais de Mato Grosso do Sul avaliaram como positiva a gestão do governador Reinaldo Azambuja até agora. Durante o evento que marcou os 100 dias de governo, nesta sexta-feira (10), todos assinaram o Contrato de Gestão para 2015, como forma de simbolizar o compromisso de cada secretário com suas prioridades e metas para este ano e também o decreto de Reestruturação das 13 secretarias.
O secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel explicou que essas metas servem para direcionar as secretarias. “Cada secretário definiu as suas prioridades e assinou junto com o governador Reinaldo, por entender que é um interesse do governo do estado. Nesta semana serão divulgados os contratos com cada meta estabelecidas para cada secretário. Meta não é pressão, é transparência, é foco. Se não conseguir concluir vamos sentar e ver porque, o que faltou, o que precisa, é uma forma de governar para a população”.
O secretário de Saúde por sua vez, preferiu comentar do com desempenho de sua pasta até agora e se disse muito satisfeito com a importância que Reinaldo tem dado a saúde. “Nós trabalhamos muito, desde o ano passado, tentando montar essa estrutura, porque na verdade o impacto que tem é na Caravana, mas a maior dificuldade que nós temos é reestruturar o sistema de saúde, e nós estamos muito felizes porque a expectativa que nós tínhamos foi superada. O desafio continua, nós temos hoje uma responsabilidade grande com o comprimento de metas”, ressaltou Nelson Tavares.
Já a secretária de Educação, Maria Cecília, destacou as metas para 2015 e ressaltou que já estão caminhando para alcançá-las. “Na secretaria de educação a gente vai trabalhar com a diminuição da evasão e da repetência dos alunos, e com o avanço na qualidade do ensino na proficiência de Português, Matemática e de outras matérias. Essas metas foram definidas e eu estarei reunindo toda a rede estadual de ensino, equipes em grupos, porque as metas dependem de quem está na ponta, no caso o educador. Não adianta a gente falar que vai trabalhar com a qualidade de ensino, mas quem vai trabalhar isso é o professor. Nesses cem dias eu já reuni os diretores do estado todo, estou com um projeto ouvindo as escolas, porque não é o que a gente quer, é o que a escola precisa, o que a escola gostaria. Quando você divide decisões, você divide responsabilidades”.
Nesse contexto, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Jaime Verruk destacou a importancia em manter um bom relacionamento com os servidores, que segundo ele, são os que fazem a máquina funcionar. “O nosso grande desafio agora, como secretário, é fazer com que nossas equipes se envolvam. Envolver o funcionário público nesse conjunto de metas. O secretário não faz essas metas sozinho, ele depende das pessoas, então é fundamental agora o nosso papel de motivar as pessoas para o cumprimento dessas metas e nos correspondermos a sociedade e ao governador os objetivos que nós estamos estabelecendo”.
O secretário de Estado de Fazenda Márcio Monteiro também destacou a importância de sua equipe e comentou sobre as dificuldades tem tido com a sua pasta. “Nós encontramos uma equipe extremamente motivada e comprometida com essa nova gestão, com vontade de ajudar o estado a fazer as ações voltadas para as pessoas. Tivemos algumas dificuldades nos que se refere as questões financeiras e orçamentárias, por falta de um sistema que nos desse a oportunidade de fazer um planejamento, o que para mim era inconcebível o estado não ter e realmente não tinha, mas nós estamos com toda a equipe da secretaria focada e mergulhada no objetivo de montar esses sistema que já começa a nascer e que certamente vai ser uma ferramenta e um instrumento para que a gestão seja feita com competência e planejamento e o comprometimento de todos os seguimentos do governo com a sociedade”, conclui.
O deputado estadual Rinaldo (PSDB), líder do governo na Assembleia falou em nome dos colegas e disse que, até o momento, os parlamentares estão satisfeitos com o atual governador. “Esses focar na gestão, a assinatura de hoje de metas, de convênios com as entidades filantrópicas, eu acredito que ai que pese as dificuldades em que passe o Brasil hoje, em todas as áreas, principalmente nas questões econômicas, eu vejo que o governador Reinaldo ta colocando em prática aquilo que ele prometeu, que é gerir bem os recursos públicos e fazer mais com menos, e isso só se consegue com equipe, com foco na gestão e acima de tudo abrindo as portas do governo para que todas as correntes partidárias venham contribuir para um estado melhor”.
Deurico/Capital News

Presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul e prefeito de Nova Alvora do Sul, Juvenal Neto
O presidente da Associação dos Municipios de Mato Grosso do Sul e prefeito de Nova Alvora do Sul, Juvenal Neto, comentou que os municípios estão esperançosos em relação ao governo Reinaldo Azambuja. “O governador tem atendido muito bem os municípios, a Assomasul. A gente tem tido um ótimo diálogo, conseguimos avançar em vários assuntos e tenho certeza que nós vamos avançar muito mais, principalmente agora com essas questões do ICMS, Fundersul, que o governador se colocou a disposição para que a gente possa discutir esses assuntos e avançarmos na questão de redistribuição desses recursos”, concluiu o prefeito.