Com objetivo de debater sobre o papel dos homens no combate à violência de gênero, representantes de diversas áreas da Capital participam na próxima segunda-feira (30), da roda de conversa “Se liga, cara!”, que discutirá o impacto das masculinidades em homens e mulheres.
Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) mostram que Mato Grosso do Sul ocupa a segunda colocação no ranking nacional de feminicídios. Entre 1º de janeiro até 31 de julho deste ano, foram registrados por dia, pelo menos, 43 casos envolvendo ameaça, lesão corporal dolosa, feminicídio ou tentativa de feminicídio, o que corresponde a praticamente duas vítimas por hora.
A iniciativa integra as ações do Agosto Lilás, proposto pela vereadora Camila Jara (PT) e contará com a participação de 15 homens, entre psicólogos, sociólogos, filósofos, médicos, estudantes, representantes de coletivos e da sociedade civil, além dos vereadores Marcos Tabosa (PDT), Professor André (REDE), Ayrton Araújo (PT) e o deputado estadual Pedro Kemp (PT). O Agosto Lilás foi criado em referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006), assinada no dia 7 de agosto e que completa 15 anos em 2021.
Vereadora, Camila Jara ressalta a importância de promover debates acerca do tema. “A violência contra as mulheres é um fenômeno que impacta toda a sociedade, nada mais justo então que todos se responsabilizem em combatê-la. Precisamos entender também onde, quando e como nasce esse pensamento que acredita que a mulher é propriedade do homem para trabalhar uma educação que desconstrua essa ideia”, explicou a parlamentar.
Entre os temas que serão debatidos no evento estão a construção de masculinidades e o impacto na saúde dos homens em causas externas como homicídio, suicídio e acidentes de trânsito, masculinidade saudável em grupos de homens, desafios da masculinidade, os diferentes papéis enquanto homem, pai, namorado, entre outros assuntos.
Serviço:
O evento será realizado a partir das 9h no Plenário da Câmara Municipal, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Câmara no Youtube e Facebook.


![Origem | Dengue | PI 3342 [728]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/7b3ed3ba448e396e72600c7212d06ab6-capitalnews-com-br.gif)
![Origem | Dengue | PI 3342 [300]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/369f49c0cfaf848f645163db4bfafab5-capitalnews-com-br.gif)