A presidente Dilma Rousseff (PT) convocou todos os governadores e prefeitos das capitais onde houve as manifestações das últimas semanas. Atendendo a convocação, o governador André Puccinelli (PMDB) alterou sua agenda e segue na manhã desta segunda-feira (24) para Brasília, assim como o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP).
Segundo a Governadoria, Puccinelli cancelou compromissos públicos que já estavam agendados para hoje e deve chegar a Brasília por volta das 12 horas.
Bernal publicou em sua página pessoal nas redes sociais que está indo a Brasília para buscar benefícios para a Capital. “Participaremos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) com os prefeitos das capitais, e à tarde, reunião com ministérios”, afirmou o chefe do executivo municipal.
Segundo informações da Agência Brasil, a presidente irá discutir o Pacto Nacional pela melhoria de serviços públicos proposto na sexta-feira (21) como resposta às manifestações. Antes da reunião com os governadores e prefeitos, Dilma participará de uma reunião com os líderes do Movimento Passe Livre, que iniciaram os protestos.
Em seu pronunciamento na sexta-feira, Rousseff afirmou que está atenta às reivindicações feitas pela população e que o pedido de mudança é legítimo. Condenou os atos de violência e o vandalismo que marcaram as manifestações, mas defendeu o direito de protestar. "Os manifestantes têm o direito e a liberdade de questionar e criticar tudo, de propor e exigir mudanças, de lutar por mais qualidade de vida, de defender com paixão suas ideias e propostas, mas precisam fazer isso de forma pacífica e ordeira", ressaltou no pronunciamento.
Os protestos da semana passada fizeram com que a tarifa do transporte coletivo fosse reduzidas em algumas cidades. Para a presidente, as manifestações trouxeram algumas lições. “As tarifas baixaram e as pautas dos manifestantes ganharam prioridade nacional. Temos que aproveitar o vigor destas manifestações para produzir mais mudanças, mudanças que beneficiem o conjunto da população brasileira”, afirmou Dilma.