Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 13 de Maio de 2025


Política Quinta-feira, 24 de Junho de 2021, 10:51 - A | A

Quinta-feira, 24 de Junho de 2021, 10h:51 - A | A

Projeto de Lei

Projeto propõe benefícios a doadores de sangue na Capital

Iniciativa prevê descontos no pagamento à vista do IPTU

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação

O órgão solicitou ajuda da população para receber doações com urgência

Interessados podem agendar a doação no Hemosul

Vereador Zé da Farmácia (Podemos), apresentou na última terça-feira (22), na Câmara Municipal de Campo Grande, o Projeto de Lei n° 10.159/2, que institui o Programa de Incentivo à Doação de Sangue e Medula Óssea a doadores que residem na Capital. 

 

Entre os benefícios previstos no projeto estão passe livre em transportes coletivos, descontos em concursos públicos municipais, atendimento prioritário em postos de saúde e  desconto de 50% no pagamento à vista do IPTU, para um móvel que esteja no nome do doador. 

 

Divulgação/CMCG

Câmara Municipal solicita novo ponto de vacinação

Vereador Zé da Farmácia (Podemos)

De acordo com o parlamentar, a iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância da doação. “A ideia nasceu primeiramente ao perceber as dificuldades que os Hemocentros da nossa Capital encontram em manter seus estoques de sangue, o que pode resultar em vidas salvas. Além disso, acreditamos que ao propor essa Lei, vamos incentivar as pessoas a criar o hábito tão bonito da doação e ajudar grande parte da população, que após esse período de pandemia, se encontra com dificuldades no planejamento financeiro”, destacou Zé da Farmácia via assessoria.

 

Para doar é preciso atentar-se às regras, levar documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista, ter entre 16 e 69 anos, pesar 55 quilos ou mais, estar bem alimentado e ter realizado a primeira doação antes dos 60 anos, acima desta idade, apenas quem já é doador de sangue. Vale ressaltar que menores de 18 anos só podem doar se estiverem acompanhados dos pais ou responsável legal.

 

Conforme a Lei nº 1.075, doenças como diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose e câncer, assim como portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis são inaptos a doarem. Em caso de gripe ou crise alérgica deve-se esperar sete dias após o desaparecimento dos sintomas para doar sangue.

 

Serviço:

Doações podem ser agendadas por meio dos telefones (67) 3312-1516, (67) 3312-1529 e (67) 99298-6316. O Hemosul Coordenador está localizado na Avenida Fernando Correa da Costa, n° 1304 no Centro de Campo Grande. A Unidade Hemoterápica Santa Casa-Hemosul está localizada na rua Rui Barbosa, N° 3633, no Centro de Campo Grande. Mais informações podem ser obtidas no site www.hemosul.ms.gov.br

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS